FGTS Emergencial: veja como solicitar o benefício de R$ 1.045

Os trabalhadores que possuem saldo no Fundo e não sacaram o FGTS emergencial, poderão solicitar até o dia 31 de dezembro a liberação do benefício. Após essa data não será mais possível usar o dinheiro para o período de calamidade pública. continua depois da publicidade As contas sem movimento até o dia 30 de novembro […]

Os trabalhadores que possuem saldo no Fundo e não sacaram o FGTS emergencial, poderão solicitar até o dia 31 de dezembro a liberação do benefício. Após essa data não será mais possível usar o dinheiro para o período de calamidade pública.

continua depois da publicidade

As contas sem movimento até o dia 30 de novembro tiveram o dinheiro devolvido à conta do FGTS.

O FGTS emergencial foi liberado pelo governo para que os trabalhadores que possuíssem saldo em conta ativa ou inativa pudessem usar o valor durante o período de calamidade pública gerada pela pandemia do novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, os trabalhadores terão até o dia 31 de dezembro para fazer a solicitação. Após o pedido, a Caixa leva até sete dias para disponibilizar o valor na conta Poupança Social Digital.

Quem pode realizar o Saque Emergencial do FGTS?

O saque emergencial do FGTS foi autorizado no mês de abril, em razão da crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus, por meio de Medida Provisória, e estará disponível até o dia 31 de dezembro de 2020.

Os valores estão sendo liberados aos cidadãos com contas ativas (emprego atual) e contas inativas (emprego antigo), vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

continua depois da publicidade

Quem tiver mais de uma conta poderá receber os repasses emergenciais de todas elas, começando por aquela que possui menos dinheiro. A soma da quantia final, no entanto, não poderá ultrapassar o valor de R$ 1.045,00.

Todos os trabalhadores podem verificar se têm direito ao saque emergencial por meio do aplicativo FGTS (disponível para sistemas Android e iOS) ou da página específica da Caixa Econômica Federal. Além do mais, também é possível fazer consultas pela central de atendimento telefônico. Basta ligar para o número 111, na opção 2.

Como receber o benefício no Caixa Tem?

Após realizar a solicitação, o valor será disponibilizado na Poupança Social Digital e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Com o valor depositado na Poupança Social Digital, a movimentação da conta será feita pelo app Caixa Tem.

Com o aplicativo, os trabalhadores poderão realizar as seguintes movimentações:

  • Pagar boletos e contas;
  • Transferências;
  • Pagamentos de compras na “maquininha”;
  • Pagamentos em casas lotéricas;
  • Saque em caixas eletrônicos e lotéricas.