O aplicativo Caixa Tem ficou indisponível nesta segunda-feira, 17 de dezembro, e gerou reclamações de usuários nas redes sociais. É nele que beneficiários do auxílio emergencial podem acessar sua Conta Poupança Social Digital. Além disso, outros benefícios do Governo como o FGTS Emergencial e o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda) também são controlados pelo Caixa Tem.
Caixa Tem ficou indisponível por problemas com a IBM
Pelo Caixa Tem é possível pagar boletos e contas online, além de ter acesso a saldos e extratos. Entrar no aplicativo exige que o beneficiário fique numa fila online, que hoje não “andou”. Segundo a Caixa Econômica Federal o Caixa Tem está indisponível por conta de um problema com a provedora de serviços IBM, responsável pelo tráfego de informações do app. Segundo a instituição, a solução já foi solicitada.
De acordo com a IBM (International Business Machines Corporation) o problema se deu por conta de uma falha de resfriamento no data center da empresa, que fica em São Paulo. A empresa disse que está resolvendo a situação e que pretende restaurar o aplicativo o mais rápido possível.
Funções disponíveis no aplicativo
O Caixa Tem tem como objetivo facilitar o acesso dos brasileiros aos serviços sociais, ele está disponível na Play Store para celulares do sistema Android e na Apple Store para celulares do sistema iOS. Nele, o beneficiário ainda pode acessar informações sobre saldo das contas do FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
Com o Caixa Tem, os correntistas podem utilizar os saldos de suas contas para compras online em débito virtual com um cartão criado no app. Ou com um QR Code gerado pelo lojista na maquininha do estabelecimento onde está realizando a compra.
Porém, os pagamentos feitos pelo Caixa Tem são restritos a R$600 por transação e a R$ 1.200 por dia. Consultas de saldo e extrato são gratuitas e podem ser feitas quando o usuário desejar. Para mais informações entre no site da Caixa ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), número 0800 726 0101.
A Caixa ainda oferece no site referente ao aplicativo diversos vídeos tutoriais sobre como utilizar o app. Com eles, o usuário pode aprender online a realizar transferências, a fazer saques sem cartão, a conferir o saldo e o extrato da conta, a realizar pagamentos, a comprar pelo QR code das maquininhas, a realizar compras pela internet e a acessar e validar o celular para uso do Caixa Tem.