Bolsa Família: Caixa libera calendário para abertura de poupanças digitais

A partir deste mês de dezembro de 2020, a Caixa Econômica Federal (CEF) vai começar a liberar a abertura de poupanças digitais para Bolsa Família. Os beneficiários do programa poderão, sem nenhuma tarifa adicional, movimentar suas contas pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). De acordo com o calendário previsto, as datas variam […]

A partir deste mês de dezembro de 2020, a Caixa Econômica Federal (CEF) vai começar a liberar a abertura de poupanças digitais para Bolsa Família. Os beneficiários do programa poderão, sem nenhuma tarifa adicional, movimentar suas contas pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). De acordo com o calendário previsto, as datas variam conforme o final do NIS (Número de Identificação Social).

continua depois da publicidade

Vale destacar que os procedimentos serão efetuados em caráter automático. Isso quer dizer que não haverá necessidade de apresentar documentos ou comparecer às agências da Caixa. Além do mais, a instituição bancária informou que as poupanças digitais vão ser implementadas para facilitar a vida dos beneficiários. Ainda será permitido o saque das cotas com os cartões já vigentes (Bolsa Família e Cidadão).

Bolsa Família: calendário para a abertura de poupanças digitais

As contas digitais vão ser criadas de forma escalonada, entre os meses de dezembro de 2020 e março de 2021. Após a abertura das poupanças sociais, não será necessário gerar nenhuma nova senha. Até porque o código do cartão social poderá ser utilizado para acessar o app Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Veja, abaixo, o calendário para a abertura de poupanças digitais aos inscritos do Bolsa Família:

  • Dezembro de 2020: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 0 e 9;
  • Janeiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 6, 7 e 8;
  • Fevereiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 3, 4 e 5;
  • Março de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 1 e 2, além dos grupos populacionais específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

Como será possível movimentar as parcelas do Bolsa Família pelo app?

Após a liberação das poupanças digitais, os beneficiários do programa poderão movimentá-las por meio das seguintes alternativas:

  • Com o cartão do programa Bolsa Família ou o ‘Cartão Cidadão’;
  • Para fazer compras por meio do cartão de débito virtual, que é gerado pelo aplicativo Caixa Tem;
  • Para fazer compras em maquininhas de cartão ou por meio do QR Code;
  • Para pagar contas de água, luz, gás e boletos (via app ou diretamente nas casas lotéricas);
  • Para realizar transferências bancárias pelo sistema do Caixa Tem.