O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) liberou os saques emergenciais em valores de até um salário mínimo (R$ 1.045). Contudo, de acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), cerca de 15 milhões de trabalhadores não fizeram a retirada da quantia. O banco informou que cerca de 60 milhões de brasileiros tinham direito ao dinheiro, mas ¼ das pessoas não chegou a movimentar o crédito.
Desde sua autorização, ficou decidido que o FGTS emergencial seria disponibilizado nas poupanças digitais. Segundo a CEF, os valores depositados que não foram sacados somam R$ 7,9 bilhões. Não havendo movimentação, as quantias serão retornadas para o Fundo de Garantia. A Caixa informou que o processamento de estorno teve início nesta segunda-feira (30/11). O procedimento pode demorar até dias corridos para ser finalizado.
Ainda dá tempo de sacar o FGTS emergencial
O governo federal liberou a retirada extra do Fundo no segundo semestre de 2020 por causa da pandemia de coronavírus. A ação foi uma medida para ajudar a reduzir o impacto financeiro da COVID-19 na economia brasileira. Muitas pessoas tiveram sua renda diminuída ou acabada. Sendo assim, quem precisava do dinheiro, teve as quantias transferidas conforme o saldo na conta do Fundo.
No entanto, para não ter o valor estornado para a conta do Fundo, é necessário transferi-lo para uma conta corrente ou poupança. Outra opção é utilizar a quantia para pagar contas e/ou fazer compras. As contas que não tiverem nenhuma alteração no FGTS emergencial, terão o dinheiro retirado e devolvido ao Fundo.
Se você ainda não fez o saque, fique tranquilo, pois ainda há tempo. É possível solicitar a retirada pelo aplicativo do Fundo. O período para a ação é do dia 07 até 31 de dezembro de 2020. O saldo será depositado na poupança digital e poderá ser movimentado pelo app Caixa Tem. Essa plataforma permite que o usuário realize, sem custo nenhum:
- Transações eletrônicas;
- Saque em espécie; ou
- Transferência bancária.
Não quero fazer o saque
Quem não quiser retirar o recurso de sua conta do Fundo, precisaria informar a Caixa. No entanto, muitos perderam o prazo e tiveram FGTS emergencial depositado na poupança digital. Se o cliente quiser que os valores sejam estornados para ficarem guardados, basta deixar o dinheiro parado.
Dessa forma, a Caixa entende que o trabalhador não tem interesse no montante. Os retornos começaram a ser realizados para quem não fez movimentações até o dia 30 de novembro de 2020. Os valores ainda ficarão disponíveis até o final de dezembro.