As novas regras de transição de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão em vigor. Por isso, o cidadão deve ficar de olho nas mudanças advindas com a reforma da Previdência, como a nova idade mínima para se aposentar.
Afim de evitar um impacto maior junto ao contribuinte que estava próximo de se aposentar, o governo criou as chamadas regras de transição.
Para todas as modalidades, foram acrescidos seis meses de contribuição, com validade até o final de 2020. Lembrando que aqueles que solicitaram o pedido da aposentadoria antes da publicação da nova reforma, em novembro de 2019, estão de fora das novas normas.
Nova idade mínima para se aposentar
A idade mínima progressiva é uma novas das exigências. Assim, para homens a exigência será de 35 anos de contribuição + idade mínima de 61 anos e seis meses. Já para mulheres, o cálculo conta com tempo de contribuição de 30 anos + 56 anos e seis meses de idade mínima para se aposentar.
Aposentadoria por pontos
Ainda na nova regra da idade progressiva, quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).
Ou seja, as regras da idade progressiva ficam da seguinte forma:
- Mulheres: Idade mínima de 56,5 anos, com tempo de contribuição de 30 anos;
- Homens: Idade mínima de 61,5 anos, com tempo de contribuição de 35 anos.
Por idade: idade mínima para se aposentar
A antiga aposentadoria por idade também aumentou para mulheres. Agora, as beneficiárias vão precisar ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o instituto. Anteriormente, a idade necessária era de 60 anos.
A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.
Ou seja, as regras por idade ficam da seguinte forma:
- Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos;
- Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.
Simulador de aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS oferece aos contribuintes uma calculadora virtual para que eles saibam os valores de suas aposentadorias. O novo simulador de aposentadoria já leva em consideração as mudanças aplicadas pela Reforma da Previdência de 2019.
A calculadora virtual está disponível no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistema Android e iOS.
Dentro dele, é só selecionar a opção “simular aposentadoria”, disponível do lado direito. Caso ela não apareça, o INSS pede que os segurados atualizem seus aplicativos. Atualmente, o cadastro ao Meu INSS pode ser feito pelo Internet Baking dos seguintes bancos:
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Bradesco;
- Itaú;
- Santander;
- Banese;
- Banrisul;
- Sicoob;
- Mercantil do Brasil;
- Sicredi.