Estamos na semana da Black Friday, que acontece no dia 27 de novembro, e, assim como as já tradicionais promoções que surgem nessa época do ano, vários golpes também surgem. Por isso, os consumidores devem estar atentos às fraudes mais comuns. Segundo pesquisa realizada pelo dfndr lab – da startup de tecnologia PSafe -, um golpe que já atinge 1 em cada 6 brasileiros é o do cartão de crédito clonado.
Golpe do cartão de crédito clonado
Os dados da pesquisa foram feitos através da análise de hábitos de compra de cidadãos brasileiros por meio de entrevistas. O diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, comentou a pesquisa falando que o phishing é a forma mais comum de clonagem dos cartões de crédito.
Segundo ele, os golpistas criam sites que tem layout similar ao de grandes sites de venda e anunciam produtos com ofertas muito atraentes. Assim, o consumidor acha que está em um ambiente seguro e acaba dando seus dados pessoais e bancários para os fraudadores.
“Os phishings relacionados às falsas ofertas da Black Friday atingiram mais de 45 mil pessoas no último ano. E o estudo mostra que 16% dos respondentes já tiveram seu cartão de crédito clonado. No entanto, não é possível precisar de que forma esta clonagem ocorreu, se por compra online ou presencial”, disse Simoni.
Que complementou: “Por isso é preciso sempre ficar atento e se precaver em todas as situações. Ao comprar pela internet, nunca informe dados pessoais ou bancários sem que tenha absoluta certeza da confiabilidade dos sites , e em caso de dúvida, evite passar qualquer informação sigilosa”.
Emilio Simoni ainda aconselhou que os consumidores monitorem suas faturas, assim eles evitam surpresas em relação aos cartões de créditos clonados. Se o cidadão identificar cobranças indevidas em sua fatura, é recomendado que ele entre em contato com a instituição financeira do cartão de crédito imediatamente e peça esclarecimentos e bloqueio do cartão.
Pesquisa do dfndr lab
Além dos dados sobre a quantidade de brasileiros que já tiveram seu cartão de crédito clonado, a pesquisa do dfndr lab levantou outras informações. A entrevista foi feita com 11.274 consumidores através do aplicativo dfndr security, entre os dias 12 e 16 deste mês. Dos entrevistados 63% informaram já terem recebido links de lojas falsas, e 73% disseram que tem receio de fazer compras online.
“E eles estão corretos em se precaver. Os cibercriminosos sempre se aproveitam de datas comerciais e grandes eventos para criar novos golpes temáticos. Infelizmente, mesmo com todos os nossos alertas, ainda há quem caia neste tipo de armadilha virtual”, disse Emilio Simoni.