Inúmeros trabalhadores estão passando por dificuldades para acessar o seguro-desemprego pela internet. De acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, as principais reclamações dizem respeito aos problemas para conseguir o login no site Emprega Brasil ou no app Carteira de Trabalho Digital. A SEPRT, dessa maneira, divulgou o procedimento necessário para recuperar a senha de acesso para o seguro-desemprego web.
Vale ressaltar que o benefício, compreendido entre três a cinco parcelas, é assegurado para aqueles que foram demitidos sem justa causa. Devido ao contexto de pandemia, as solicitações podem ser efetuadas diretamente pela internet. O valor das parcelas é calculado com base na média dos salários dos três meses anteriores à dispensa.
Seguro-desemprego web: SEPRT divulga instruções para recuperar senha de acesso
Para solucionar os problemas dos trabalhadores, a SEPRT informou o procedimento básico para recuperar a senha do seguro-desemprego web. Veja abaixo:
- A redefinição da senha pode ser efetuada diretamente no portal de serviços, que está disponível no site do Ministério da Economia;
- Os interessados devem acessar a página, preencher todos os campos solicitados e enviar o formulário para o sistema;
- Feito isso, as instruções para recuperar a senha vão ser encaminhadas pelo e-mail anteriormente cadastrado. Lembrando que o seguro-desemprego somente pode ser reivindicado após sete dias da demissão.
Ainda não solicitou o seguro-desemprego? Veja como realizar o procedimento pela internet
Em razão da pandemia ocasionada pela COVID-19, os trabalhadores podem dar entrada no seguro-desemprego pela internet. Confira os procedimentos necessários para solicitar o seguro-desemprego pelo site Emprega Brasil:
- Acesse o portal;
- Clique na opção “Cadastrar”;
- O usuário será redirecionado para o portal GOV.BR (ferramenta de autenticação do governo federal);
- Caso não tenha cadastro no GOV.BR, será necessário informar os seus dados pessoais, como: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento;
- Em seguida, vai ser preciso escolher a senha provisória. Ela vai ser encaminhada para o e-mail ou número de celular que foi cadastrado;
- Volte para o site do Emprega Brasil, troque a senha provisória e clique em “entrar”;
- Procure por “Já tenho cadastro”;
- O solicitante vai ser direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre o histórico laboral. Por isso, é importante estar com a carteira de trabalho e o requerimento do seguro-desemprego;
- Após responder ao questionário, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar seguro-desemprego”.
Também é possível realizar o mesmo procedimento pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Veja:
- Acesse o app;
- Faça o cadastro no GOV.BR e adquira “login” e senha;
- Após, será possível visualizar as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho;
- Vá em “Benefícios” para ser redirecionado aos serviços de seguro-desemprego. Utilize o comando “solicitar” na aba do seguro-desemprego;
- Digite o número do seu requerimento de seguro-desemprego;
- Serão apresentadas todas as informações relativas ao contrato de trabalho finalizado, bem como média dos últimos três salários recebidos. Verifique os dados e aperte em confirmar.