O governo federal criou o novo saque do FGTS emergencial. Por meio dele, os cidadãos que tenham saldo no fundo poderão sacar o correspondente a até R$ 1.045,00.
Essa nova modalidade de saque foi criada em razão aos efeitos do isolamento social no Brasil. Fruto da pandemia do coronavírus no país, o isolamento acabou afetando vários setores da economia. Muitos perderam emprego e outros ficaram sem ter como trabalhar no mercado informal.
Em razão disso, os contribuintes poderão realizar um novo saque emergencial do FGTS entre os dias 15 de junho e até 31 de dezembro de 2020.
De acordo com o governo federal, por meio do Ministro da Economia, Paulo Guedes, os valores não sacados por meio das Cotas do PIS/Pasep serão transferidos para o FGTS. A previsão é de que, com a medida, sejam liberados R$ 21,5 bilhões.
Terão direito a realizar o saque os titulares de contas do FGTS, ativas e inativas. Quem possui conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal irá receber o valor de forma automática. Caso não queira realizar o saque, os correntistas terão que informar ao banco.
Um cronograma para o saque deve ser divulgado em breve, mas o saldo disponível em sua conta pode ser verificado no site da Caixa.
Quem aderiu ao saque-aniversário pode realizar o saque FGTS emergencial?
O saque-aniversário começou a valer em 2020 e terá direito a ele quem comunicar à Caixa que deseja realizar o saque de forma anual.
Quem autorizar esse recebimento anual não terá direito ao saque total da conta em caso de demissão sem justa causa.
Mas, quem recebe o saque-aniversário pode realizar o saque emergencial do FGTS? Pode sim, já que uma modalidade não interfere na outra.
Como consultar o saldo do FGTS
Para verificar o saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, os trabalhadores podem baixar o aplicativo FGTS ou fazer a consulta por meio do site da Caixa Econômica Federal.
Para maiores informações de como obter acesso ao saldo e demais informações sobre o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, visite o site da Caixa.