Com o isolamento social, medida adotada para conter o avanço da pandemia pelo coronavírus, vários setores vem amargando prejuízos na economia. Para driblar a má fase, os empresários têm tido que se reinventar. O setor da construção, por exemplo, iniciou hoje (23) uma campanha nacional de venda de imóveis com descontos.
A iniciativa, batizada de “Vem Morar”, tem previsão de durar 60 dias e será para aquisição de imóveis deste o programa Minha Casa Minha Vida até empreendimentos de alto padrão. Os descontos serão de, no mínimo, R$ 3 mil.
A intenção da iniciativa é animar os consumidores a investirem no setor da construção que, aliada ao pacote de medidas já anuncias pela Caixa pode trazer consumidores nesse momento crítico. O banco concedeu seis meses de carência para pagamento de novos empréstimos para aquisição da casa própria. Além disso, a Caixa paralisou por três meses o pagamento de financiamentos que já estavam em andamento.
A campanha das construtoras foi anunciada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) durante conferência com jornalistas. De acordo com o presidente da Abrainc, Luiz França, essas medidas são importantes. “As vendas permitirão um novo ciclo de lançamentos futuramente e vai ajudar a preservar os empregos”, argumentou.
Setor da construção continua em atividade em meio à pandemia
O referido setor conta com 87% dos canteiros de obras em atividade pelo país. Ao todo, emprega 600 mil funcionários, sendo um dos setores mais importantes para a economia.
Dentre eles, 600 estão com suspeita da COVID-19 e quatro casos confirmados, sem óbitos. O setor da construção vem trabalhando normalmente, mas de acordo com as recomendações de saúde para evitar o contágio do coronavírus.
Construtoras ampliam vendas pela internet
Em meio à pandemia do coronavírus, os setores da economia tiveram que se reinventar. As construtoras, que já realizam bons negócios pela internet, tiveram que ampliar esse atendimento em razão do isolamento social.
A prática tem ajudado a amenizar as perdas em razão do fechamento dos estandes. Para a maioria das construtoras, dentro do atual cenário, as vendas online podem ser o grande legado positivo da crise. Com isso, pode ser que o setor de construção não amargue maiores prejuízos.
Além disso, com os descontos e a facilidade para adquirir o imóvel pela internet, novos investidores podem ser atraídos.