A companhia aérea chileno-brasileira Latam informou que a medida adotada no mês de abril, que reduzia as operações da empresa em 95%, será mantida para o mês de maio devido à crise do coronavírus em todo o mundo. Essa redução dos serviços tratá impactos negativos, mas foi necessária em razão da queda na demanda por passagens.
O turismo é mais um setor econômico que amargará grandes prejuízos em meio ao isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
A maioria dos países nos quais a empresa atua apresentou uma queda na procura por passagens aéreas e, por isso, obrigaram a Latam, que é a maior companhia aérea da América Latina, a reduzir suas operações, inicialmente até 30 de abril.
Como as restrições na saúde estão mantidas na maioria dos países onde atua, as operações continuarão limitadas durante o mês de maio. Em rotas internacionais há a possibilidade de operar seis frequências semanais entre Santiago e Miami, e três frequências entre São Paulo e Miami.
A LATAM informou ainda que as alterações de itinerários para maio serão processadas em breve e os clientes serão comunicados oportunamente.
Posicionamento da LATAM
De acordo com o CEO do Grupo LATAM Airlines, Roberto Alvo, após um mês e meio desde a informação da maior crise que o setor sofreria, o que pode ser observado é que os impactos são ainda maiores e podem ser ainda mais profundos e duradouros.
Em razão da baixa frequência e demanda de voos a empresa teve que se adequar em relação a tamanho e forma de operar.
Sobre a empresa
A companhia nasceu com a fusão das empresas LAN (chilena) e TAM (brasileira). A empresa Latam conta com 145 destinos e está presente em 26 países, com presença direta nos países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Equador.
É uma empresa importante para a economia desses países, já que emprega mais de 42 mil funcionários e operava aproximadamente 1,4 mil voos diários, transportando mais de 74 milhões de passageiros ao ano.