Juntos, especialistas da Dataprev e do Ministério da Cidadania analisam informações de mais de 9,9 milhões de brasileiros que solicitaram o auxílio emergencial. Os dados serão enviados à Caixa Econômica Federal.
Com esses novos números, os órgãos poderão finalizar os 23,1 milhões de cadastros feitos por meio do aplicativo ou portal da Caixa, no período de 07 a 10 de abril. Este números representam o grupo dos microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais e trabalhadores informais.
O aplicativo registrou, na última segunda-feira (20), mais de 42,2 milhões de novos requerimentos do auxílio emergencial do governo federal. Ao todo, 24,2 milhões de pessoas já receberam os recursos. Os créditos já somam R$ 16,3 bilhões.
Informações e pagamento do auxílio emergencial
Os beneficiados do auxílio emergencial de R$ 600,00, que receberam crédito em poupança da Caixa, poderão realizar suas movimentações por meio do aplicativo do banco e Internet Banking. Poderão também pagar contas com o cartão de débito.
Já os beneficiados que receberão seu auxílio na Poupança Digital Caixa poderão não só pagar boletos por meio do aplicativo Caixa Tem, mas também realizar transferências.
Dataprev: contestação de análise do auxílio
Os inscritos no CadÚnico, que solicitaram o benefício auxílio emergencial, mas que não conseguiram a aprovação, poderão solicitar a partir de agora uma contestação do resultado da análise. Essa ação será reavaliada e efetuada pela Dataprev.
Os que se inscreveram por meio de aplicativo e site poderão realizar a contestação ainda essa semana, após a Caixa receber os arquivos enviados pela Dataprev com a relação de brasileiros não aprovados. Lá será informado o motivo da reprovação.
Sobre o auxílio emergencial
Essa medida é mais uma ação do governo federal de auxiliar a população no enfrentamento da atual situação no país em razão do isolamento social. Os beneficiados serão não apenas os inscritos no CadÚnico e que recebem Bolsa Família, mas também os grupos dos microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais e trabalhadores informais.
Esse auxílio vem para que os trabalhadores informais, mas que tiveram que ter suas atividades paralisadas, possam se manter durante o tempo de isolamento social em razão da COVID-19. A Dataprev é responsável por checar as informações dos beneficiários.
Sobre a Dataprev
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é uma empresa pública estatal que realiza o desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação. Cabe a ela o andamento de programas sociais do país. Além disso, atende 200 milhões de cidadãos e faz com que os benefícios sejam direcionados corretamente.
O Dataprev possui não só a sede em Brasília, mas também as Unidades de Desenvolvimento de Sistemas (UDs). As unidades estão em vários estados como Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Ela possui ainda três data centers localizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.