Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) terão seu auxílio emergencial liberado nesta quarta-feira (22), e a Caixa paga um valor de quase R$ 4,3 bilhões a 5 milhões de pessoas. O lote correspondente a esse grupo de beneficiários foi enviado no último domingo (19) pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
A segunda parcela referente ao auxílio emergencial de R$ 600,00 começará a ser paga nesta quinta-feira (23) para os inscritos no CadÚnico, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário:
- Janeiro e fevereiro – 23 de abril;
- Março e abril – 24 de abril;
- Maio e junho – 25 de abril;
- Julho e agosto – 27 de abril;
- Setembro e outubro – 28 de abril;
- Novembro e dezembro – 29 de abril.
Além dos beneficiários do CadÚnico, já está sendo pago o auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família, que deve chegar ao valor de R$ 12 bilhões. Os pagamentos para o grupo serão realizados até o dia 30 de abril.
Caixa paga em espécie: confira como realizar o saque
Os beneficiados que desejem efetuar o saque em espécie do benefício da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas deverão obedecer a calendário previsto, que tem o objetivo de evitar aglomeração nos referidos locais. Por isso, atenção ao calendário!
O auxílio emergencial creditado na poupança digital poderá ser movimentado com o aplicativo do banco para pagamentos e transferências. A caixa paga de acordo com calendário estabelecido, que começa no dia 27 de abril para os nascidos em janeiro e fevereiro; em 28 de abril para nascidos em março e abril; no dia 29 de abril aos nascidos em maio e junho; no dia 30 de abril a quem nascem nos meses de julho e agosto, em 04 de maio para os nascidos em nascidos em setembro e outubro; e 05 de maio para os nascidos em novembro e dezembro.
Contestação de análise
Aqueles que solicitaram o benefício auxílio emergencial, mas que não conseguiram a aprovação, poderão fazer a partir de agora uma contestação do resultado da análise efetuada pela Dataprev.
Para os inscritos no CadÚnico, a consulta do resultado já está disponível desde a última segunda-feira (20) no aplicativo. Se o cidadão inscrito tiver sido reprovado pela Dataprev poderá solicitar nova avaliação.
Os que se inscreveram por meio de aplicativo e site poderão realizar a contestação ainda essa semana, após a Caixa receber os arquivos enviados pela Dataprev com a relação de brasileiros não aprovados.
No caso de o motivo da reprovação for por dados inconclusivos, o cidadão poderá realizar nova solicitação, mas é necessário atenção ao que estava errado. Caso o resultado for o de benefício não aprovado, o requerente poderá contestar o motivo ou realizar nova solicitação. Por isso, esteja atento aos prazos para solicitar a revisão do benefício.