O Governo Federal disponibiliza, nesta sexta-feira (17), a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00 a um grupo de 3,3 milhões de pessoas. O auxílio poderá começar a ser sacado em dinheiro no próximo dia 27.
A Caixa Econômica informou que R$ 11,3 bilhões já foram pagos em auxílio emergencial para 16,5 milhões de pessoas e até o final dessa semana 20 milhões devem ter o benefício na conta.
Nesta sexta-feira (17), o calendário prevê o pagamento para os seguintes grupos:
- Beneficiários do Bolsa Família (último dígito do NIS 2);
- Inscritos no Cadastro Único, que não recebem Bolsa Família, nascidos entre setembro e dezembro;
- Cadastrados no site ou app.
Esta medida tem o objetivo de reduzir os efeitos da pandemia do coronavírus na economia brasileira.
Inscritos no Bolsa Família
Os beneficiados pelo Programa Federal do Bolsa Família, com último dígito do NIS igual a 2, irão receber o auxílio emergencial nesta sexta-feira (17). A expectativa é de que 1,36 milhão de pessoas recebam esse benefício.
É importante destacar que os valores não serão cumulativos. O cidadão receberá o auxilio de maior valor comparando o Bolsa Família e auxílio emergencial.
Inscritos no Cadastro Único
Os inscritos no Cadastro Único, que não recebem o Bolsa Família, terão direito ao auxílio os nascidos nos meses de setembro, outubro, novembro ou dezembro, que deve chegar a 1,96 milhão de pessoas.
Benefícios aos inscritos no site ou app
A estimativa é de que 9 milhões de pessoas que se inscreveram por site ou app estão aptas a receber o auxílio, o que deve ser feito até a próxima segunda-feira (20).
Os primeiros beneficiados serão aqueles que possuem poupança na Caixa (3,5 milhões de pessoas). Depois disso serão pagos os benefícios aos que possuem contas em bancos diversos e, entre hoje e domingo, 1,5 milhão de pessoas devem ter o dinheiro em conta. Na segunda-feira (20), o benefício deverá ser pago a 4,2 milhões.
Quando os valores poderão ser sacados?
O auxílio poderá ser sacado, em dinheiro, a partir do dia 27 de abril e os saques serão realizados conforme o mês de nascimento do cidadão:
- 27 de abril – para os nascidos em janeiro e fevereiro;
- 28 de abril – para os nascidos em março e abril;
- 29 de abril – para os nascidos em maio e junho;
- 30 de abril – para os nascidos julho e agosto;
- 04 de maio – para os nascidos em setembro e outubro;
- 05 de maio – para os nascidos em novembro e dezembro;
Além de realizar o saque do auxílio emergencial, o beneficiado poderá movimentar sua conta por meio do aplicativo Caixa Tem, onde poderá realizar pagamento de boletos, transferências ilimitadas para contas da Caixa e para outros bancos nos próximos 90 dias.