Os alimentos que duram muito são chamados de não perecíveis. Eles não precisam de refrigeração e podem ser armazenados em temperatura ambiente.
Esses tipos de alimentos são aqueles que têm uma longa vida útil e não começam a perder seus nutrientes e se deterioram até serem abertos.
Isso porque suportam bem fatores como temperatura ou umidade devido ao seu processo de fabricação e porque são embalados em latas, papelão ou plástico.
No entanto, como medida preventiva, você deve sempre observar sua cor, textura e cheiro antes de consumi-lo se estiver em um armário por meses ou anos. Veja a seguir alguns exemplos de alimentos que duram muito.
1. Massas
A massa é sempre uma opção econômica e fácil de guardar por muito tempo no armário. Além disso, cozinha rapidamente, seja macarrão, espaguete ou qualquer outro tipo.
2. Atum
O peixe enlatado pode durar até 4 anos armazenado sem estragar porque passa por um processo de fabricação que permite: cozimento, cobertura do líquido para que a lata não tenha oxigênio e processo térmico de esterilização e vedação hermética.
Outros alimentos enlatados que duram muito incluem vegetais enlatados, como feijão verde ou saladas, milho ou cogumelos.
3. Sopas prontas
As sopas prontas podem durar até um ano e meio na despensa. Alguns deles contêm vegetais, vitaminas e antioxidantes, para que possam ser uma refeição saudável.
4. Fubá
O fubá, assim como a farinha, flocos e o amido de milho, pode durar anos em sua cozinha devido ao seu baixo teor de água. Contudo, você deve mantê-lo em local fresco e seco.
5. Molhos
Os molhos de “supermercado”, ou seja, os que não os fazemos manualmente em casa, duram muito tempo em boas condições mesmo que a embalagem já tenha sido aberta.
Isso porque possuem alto teor de vinagre (pH igual ou inferior a 4,5), o que impede a proliferação de microrganismos. Assim, pode durar até 2 anos.