5 sinais de mentira que você consegue identificar facilmente

Quando as pessoas estão contando uma mentira, é comum que elas exibam alguns sinais de linguagem corporal.

Contar uma mentirinha de tempos em tempos é mais do que normal, mas, quando o assunto é importante, é preciso tomar cuidado para não cair na lábia de pessoas mal intencionadas.

continua depois da publicidade

Para ajudar você na missão de desvendar os Pinóquios profissionais, separamos alguns indícios clássicos e que costumam indicar que uma pessoa está mentindo. Confira a seguir e coloque em prática o seu lado investigativo quando tiver a oportunidade:

Veja se há conflito entre expressão facial e a fala

Imagine a seguinte situação: a pessoa está narrando um acontecimento tranquilo e simples, como uma ida ao shopping, mas seu rosto exibe uma expressão de preocupação e de incômodo, semelhante à que fazemos quando estamos com dor de barriga. Percebe a incongruência?

continua depois da publicidade

O mesmo acontece quando a pessoa balança a cabeça afirmativamente, de cima para baixo, enquanto nega alguma coisa através da fala — e vice-versa.

A pessoa se mexe demais?

Quando estamos mentindo, nosso corpo impede que fiquemos parados por muito tempo, por isso é normal que os Pinóquios mexam bastante as pernas, as mãos e a cabeça enquanto contam uma mentira.

Veja se existe contato visual

Quando mentimos, evitamos olhar nos olhos da pessoa. Por isso, se desconfiar que alguém está inventando uma história, observe se ele parece fugir de contato visual, se fica olhando para cima ou para os lados.

continua depois da publicidade

Paradoxalmente, existem estudos que mostram que quando a pessoa faz contato visual em excesso, ou seja, quando fica olhando nos seus olhos o tempo todo, sem desviar em momento algum, ela também pode estar mentindo. A régua, pelo jeito, é ver se o contato visual parece normal em relação às outras ocasiões nas quais você conversou com a pessoa.

A reação da pessoa é mais demorada?

Mentir exige esforço e criatividade narrativa, o que não costuma acontecer de forma automática. Desconfie, portanto, de quem pensa demais antes de responder uma pergunta simples.

Rosto corado ou pálido demais

Ao contar uma mentira, é normal que nosso corpo reaja através da liberação de adrenalina, que deixa o rosto mais vermelho. É comum também que, ao contar uma lorota, o corpo se prepare para situações de risco, mudando a circulação sanguínea da pessoa e deixando o rosto pálido.

continua depois da publicidade