Como conservar o tomate por mais tempo?

Para evitar o desperdício e garantir ótimo sabor e textura, se liga nas dicas de como conservar o tomate por mais tempo.

O tomate está por todos os lados. Saladas, acompanhamento, assados, molho… A fruta é muito versátil e é presença marcante na mesa dos brasileiros. Porém, apesar da sua multifuncionalidade, o tomate não possui grande durabilidade, ainda mais se não for armazenado de forma correta. Para garantir uma vida mais longa ao alimento, confira as dicas a seguir.

continua depois da publicidade

Antes de pensar em conservá-los, preste atenção nas suas escolhas. Quando for às compras, evite a fruta com manchas, áreas amarelas, cor rosada e pele danificada. Depois de uma boa seleção e levar a “sacolada” para casa, lave bem o tomate e seu armazenamento vai depender do grau de maturação do fruto.

Os tomates verdes devem ficar com o caule para baixo dentro de uma cesta ou caixa de madeira coberta com jornal. Armazene fora da geladeira, em ambiente fresco, até madurar. Caso queira acelerar o amadurecimento, guarde junto deles uma maçã madura.

continua depois da publicidade

Os tomates maduros também devem ser guardados em temperatura ambiente, em torno dos 13ºC, por isso, evite o refrigerador. A temperatura mais baixa interfere no sabor e textura do fruto. O ideal é que o tomate maduro fique em um recipiente de plástico, de cabeça para baixo. Preserve-o da exposição direta ao sol e coloque-o com o caule para cima, assim, não vão amolecer tão rápido.

Depois que o tomate ficar muito maduro, é hora de transferi-lo para a geladeira. Nessa condição, a fruta pode durar de 3 a 5 dias. Lembre-se de tirá-lo da geladeira pelo menos uma hora antes de consumir.

Assim, você consegue recuperar a temperatura ambiente e o sabor da fruta. E ainda, outra maneira de aumentar sua durabilidade é fazer uma conserva: corte o tomate em quatro pedaços, coloque em um pote, aperte para evitar que fique ar dentro do recipiente e ponha na geladeira.

continua depois da publicidade

Você também pode fazer um molho com a fruta, que dura até três meses no congelador.