Qual é a melhor maneira de descascar abacaxi?

Não compra abacaxi porque dá trabalho descascar? Depois destas dicas não restaram mais desculpas.

Só de pensar em uma fatia de abacaxi bem docinha, já dá água na boca. Seja in natura, grelhada nos churrascos, ou até complementando pratos doces e salgados, o abacaxi é uma opção deliciosa, além de conter diversos benefícios nutricionais.

continua depois da publicidade

No entanto, para consumir esta belezura é necessário um processo chato: descascá-lo. A fruta possui pequenos espinhos em sua casa e coroa, além de sua textura super consistente. Chegar à polpa da fruta não é fácil, mas separamos várias dicas que vão fazer este processo ficar rápido e indolor.

O abacaxi e a faca

Antes de começar a descascar é importante escolher bem o abacaxi e a faca. Para identificar se o abacaxi está pronto para consumo, verifique a coroa, sem puxar as folhas, ela deve estar verde e durinha. Evite as coroas com folhas amarelas ou murchas.

continua depois da publicidade

E ainda: abacaxis com tons amarelados tendem a estar mais maduros. Para se certificar, toque a fruta, sem apertar, quanto mais macio, mais maduro está. Quanto a faca, para tirar a casca é preciso que ela seja grande e bem afiada, o que agilizará o processo.

Corte em rodelas

Para quem deseja um abacaxi em rodelas, comece deitando a fruta sobre uma tábua de corte, retire a base e a coroa da fruta. Ainda com a casca, corte-o em rodelas da espessura que desejar. Só depois de cortado por inteiro, você irá retirar a casca.

Passe a faca rente a pele do abacaxi, dessa maneira ela sairá com maior facilidade.

continua depois da publicidade

Corte “petisco”

Assim como na modalidade anterior, comece cortando a coroa e a parte de baixo da fruta. Logo depois, divida o abacaxi em 4 partes iguais, com cortes verticais, de cima para baixo. Em seguida, faça cortes na horizontal dando aos pedaços a espessura que desejar.

Depois é só passar a faca rente à casca de cada fatia e retirá-la.

As cascas

E nada de jogar as cascas fora: elas podem ser utilizadas como adubo orgânico. Caso tenha uma horta caseira, as cascas funcionam como uma compostagem natural, o que deixa a terra cheia de nutrientes, um ótimo “alimento” para as plantas.

continua depois da publicidade

Ademais, outra maneira de reaproveitá-las é fazendo um chá. Para isso, limpe as cascas e coloque-as em uma panela com um litro de água e deixe ferver por 10 minutos.

Depois de desligar o fogo, você pode colocar folhas de hortelã para acrescentar sabor. O chá pode ser consumido puro ou adoçado, como preferir.