Nos relacionamentos amorosos, o processo de estabelecer limites é extremamente importante. Em outras palavras, cada integrante da relação deve saber deixar claro o que é permitido e o que não é, o que gosta e o que não gosta.
Nesse sentido, existem certos aspectos que em hipótese alguma uma pessoa deve permitir em um relacionamento afetivo, por mais que ame seu parceiro(a) e queira que a relação dê certo a todo custo. Veja alguns exemplos de atitudes que você não deve tolerar abaixo.
17 coisas que você não deve aceitar no seu relacionamento
1. Mentiras
A base de uma relação é a confiança e sem ela, ele não irá muito longe. Mentir até mesmo sobre pequenas coisas mostra que o outro não está pronto para se abrir completamente com você e ser honesto. Se este for o seu caso, é sinal de que por mais que você o ame, a outra pessoa não está pronta para ter um relacionamento maduro.
2. Infidelidade
Como mencionamos, os relacionamentos exigem confiança para serem bem-sucedidos. Assim, se o seu parceiro tem um histórico de infidelidade, é importante que você saiba por que isso aconteceu e leve isso em consideração antes de prosseguir.
Mesmo que seu parceiro tenha mostrado uma mudança, você deve se perguntar se se sente confortável consigo mesmo sabendo que o outro já foi infiel.
3. Renúncia
Em um relacionamento saudável, ninguém deve abrir mão de nada para provar seu amor. Esta é uma visão idealizada do amor romântico que sugere que você deve desistir de algo que gosta em prol do outro.
Portanto, se você se sente compelido a desistir de seus amigos, família, estudos, emprego, gostos, você está vivendo um relacionamento tóxico do qual deve se livrar.
4. Chantagem emocional
É algo a que nenhum dos dois deve recorrer. Frases como “você não faz nada por mim” ou “você nunca prova que me ama” para tentar forçar o outro a fazer algo que não quer, é jogo sujo e sintoma de um relacionamento doentio.
5. Agressão
Não importa o quão apaixonado você esteja, você não deve permitir qualquer tipo de agressão. Se um dos dois quebrar essa regra, um desequilíbrio trágico será instaurado no relacionamento.
6. Constrangimento e ridicularização
Todos nós temos defeitos físicos que, de alguma forma, podem nos deixar constrangidos e inseguros. Isso acontece tanto nos relacionamentos quanto no meio social.
No entanto, quando compartilhamos nossa vida com alguém, procuramos essa pessoa para nos ajudar a construir nossa autoestima e autoconfiança. Por isso, você não deve tolerar nenhum tipo de zombaria ou críticas infundadas vindas do outro.
7. Desrespeito
Ninguém tem o direito de nos tratar mal, muito menos se disser que nos ama. E não estamos nos referindo apenas a comportamentos violentos, mas também a atitudes como flertar com outras mulheres, ser “legal” na frente de seus amigos, usar você ou não lhe dar o lugar que você merece em sua vida.
8. Desprezo
Você não pode tolerar que seu parceiro o invalide, minimize suas opiniões ou subestime o que é importante para você. Tampouco é saudável emitir critérios que diminuam seu valor como pessoa. Ninguém tem o direito de te anular, porque é uma demonstração de total desrespeito.
9. Controle
Outra coisa que você não deve tolerar num relacionamento é uma atitude excessivamente controladora. Isso pode envolver tentar controlar com quem você vai ou fala, em que gasta seu dinheiro, como se veste, etc.
10. Ciúmes
O ciúme é produto da falta de confiança. Desse modo, não vale a pena estar com alguém em quem você não confia totalmente.
11. Críticas à aparência
Se o seu parceiro critica como você se veste, o que você como ou com quem você se relaciona é um sinal de que ele não ama você como deveria. Portanto, trata-se de outra atitude que não deve ser tolerada numa relação.
12. Dependência financeira e emocional
Quando um casal não tem outros relacionamentos, hobbies ou objetivos, é uma receita para um relacionamento se tornar doentio e insatisfatório. Os casais devem trabalhar para seus próprios objetivos, pois isso os enriquece individualmente e o próprio vínculo.
13. Abuso emocional, verbal e/ou físico
Qualquer tipo de abuso não deve ser tolerado dentro do relacionamento. Por exemplo, dizer que esses comportamentos abusivos são sua culpa ou que você é louco por apontar essas atitudes como negativas, é algo que jamais deve ser aceito numa relação.
14. Manipulação
Não tolere seu parceiro tentando mudá-lo ou dizendo o que você deve fazer ou como se comportar. Se o fizer, significa que ele não o aceita como você é e, pior ainda, ele não o respeita.
15. Competitividade
Um relacionamento amoroso não é um espaço para agir de forma a superar sempre os outros. Essas atitudes negativas, a longo prazo, também podem ser muito prejudiciais à saúde mental do casal, por isso é um comportamento que não deve ser tolerado.
16. Desinteresse e negligência
Se o seu parceiro não estiver interessado em passar tempo com você ou em fazer atividades que você goste, isso pode levar a sentimentos de rejeição e solidão.
17. Falta de comunicação
Se você não conversar para resolver seus problemas, seu relacionamento não tem futuro. O ideal é esperar os ânimos se acalmarem e conversar sobre o que sente. Deixar as coisas sem resolver só gera ressentimento e frustração, portanto, a falta de comunicação também é algo que não deve ser tolerado.