Dizem por aí que a primeira impressão é a que fica. Caso isso seja verdade, nossa pele seria o primeiro cartão de visitas que entregamos quando alguém nos conhece, o que explica a nossa preocupação em ter uma pele saudável e com aparência mais jovial.
Para além dos diversos procedimentos estéticos disponíveis nos consultórios médicos, existem algumas medidas simples, que podemos adotar no dia-a-dia, e que são capazes de evitar o envelhecimento precoce da pele e garantir uma boa aparência.
Confira a seguir algumas dessas opções:
1. Usar filtro solar
Nosso corpo sofre muito com os impactos da exposição ao sol, apesar de não ficarmos com a pele vermelha com frequência. Por isso, o ideal é usar protetor solar todos os dias, aplicado, aproximadamente, a cada quatro horas e com fator de proteção solar de, no mínimo, 30.
2. Lavar o rosto todos os dias
Para evitar acúmulo de resíduos, é importante lavar o rosto todos os dias, de preferência com produtos dermocosméticos adequados. Caso você use maquiagem, é preciso removê-la primeiro, com a ajuda de um demaquilante ou solução micelar.
3. Praticar exercícios
Realizar atividade física diariamente melhora a circulação sanguínea, o que colabora para uma pele mais tonificada e viçosa.
4. Evitar beber em excesso
Bebidas alcoólicas consumidas em excesso pioram os efeitos do envelhecimento, deixando a pele mais desidratada, grossa e áspera.
5, Alimentar-se bem
Comer bem, evitando produtos enlatados e industrializados, ajuda a diminuir os impactos do envelhecimento em todo o corpo, o que também colabora para uma pele mais saudável e com uma aparência melhor. Marque consulta com uma nutricionista para identificar a melhor dieta para você.
6. Parar de fumar
O cigarro (qualquer que seja sua apresentação) leva à perda de tonicidade, do brilho e colabora com o aumento da flacidez e das rugas.
É muito importante procurar uma dermatologista sempre que perceber alguma mudança estranha, mancha ou marcas em sua pele.
Além disso, essa profissional é a pessoa ideal para te ajudar na manutenção da saúde da pele, que é um dos seus órgão mais importantes para sua autoestima e imagem pública.