Você talvez esteja refogando errado os vegetais; veja a maneira correta

Refogar vegetais parece uma tarefa muito simples, mas existem alguns truques para que o seu refogado fique impecável, saboroso e suculento.

Ter um almocinho no capricho depende de algumas variáveis: uso de bons ingredientes, temperos que combinam, disposição para ficar com a barriga no fogão e os bons e velhos truques culinários que nos ajudam a mandar bem na hora de preparar nossas receitas favoritas.

continua depois da publicidade

E quando o assunto é refogar vegetais, você sabe ao certo como fazer? Essa tarefa, embora pareça simples, também precisa de alguns segredinhos especiais para que o resultado seja satisfatório, sabia?

Como refogar vegetais da forma certa?

Nem todo vegetal deve ser refogado da mesma maneira, especialmente se o ingrediente for mais denso. Por isso, é importante redobrar a atenção em alguns momentos. Veja alguns truques fundamentais para que os vegetais sejam refogados da forma correta:

continua depois da publicidade
  • Seque bem os ingredientes: Não importa se você vai refogar cogumelos ou brócolis, mas é fundamental que os ingredientes estejam bem sequinhos, afinal a ideia é refogá-los e não cozinhá-los a vapor.
  • Corte o vegetal em pedaços uniformes: Isso garante que todo o conteúdo seja bem refogado, pois um pedaço de cenoura de 1 cm refogará em menos tempo do que um pedaço que tenha 2 cm, certo?
  • Cozinhe brevemente os vegetais mais densos: Ingredientes como batata e abóbora não refogam facilmente. Nesses casos, cozinhe-os parcialmente, retire-os da água, remova o máximo possível de umidade e refogue-os em seguida.
  • Não encha a panela: Para que o refogado fique certo, é importante não encher demais a panela. Se precisar refogar muita coisa, faça isso em panelas diferentes ou divida os ingredientes em porções menores. Se a panela estiver cheia demais, os vegetais serão cozidos, não refogados.
  • A panela precisa estar bem quente: Antes de adicionar os ingredientes na panela, espere até que ela fique bem quente. Assim, o refogado ficará com a textura ideal.
  • Não mexa demais: Refogar exige, sim, que os vegetais sejam misturados de tempos em tempos, mas isso não significa que você deve mexer os ingredientes continuamente.

Viu só? Agora é só caprichar no seu próximo almoço ou jantar e ver como o resultado será surpreendente. Bom apetite.