Muitas pessoas se perguntam o que fazer com um colchão usado quando ele é substituído por um novo. Em suma, a vida útil de um colchão de qualidade pode chegar a 10 anos, a partir daí não é recomendado dormir sobre ele, pois os benefícios do colchão começam a ser perdidos.
Assim, caso esteja dentro desse prazo de “validade” e em perfeitas condições, mas ainda assim você pretende adquirir outro colchão, existe a possibilidade de vendê-lo ou doá-lo a uma família carente.
Desse modo, a reutilização deve ser a primeira opção quando temos colchões ou qualquer outro objeto que não queremos mais, mas que ainda pode ser usado. Com efeito, você pode dar os seguintes destinos ao seu colchão antigo.
5 maneiras de descartar um colchão antigo
1. Doe para uma família carente
Uma das maneiras mais fáceis de encontrar um novo uso para o seu colchão antigo e mantê-lo fora de um aterro sanitário é doá-lo. Você ficaria surpreso com quantas pessoas podem estar procurando por um colchão grátis.
Assim, basta publicar nas suas redes sociais que você está doando um colchão para logo encontrar quem se interesse por ele.
2. Desmonte e use as peças
Se você for habilidoso, pode desmontar seu colchão antigo sozinho, em vez de levá-lo para um centro de reciclagem. Existem muitos componentes que compõem um colchão que podem ser úteis para você.
Por exemplo, o enchimento pode ser usado para novas almofadas ou até mesmo para estofamento de móveis.
Mesmo molas de metal podem ser reaproveitadas de forma criativa para suportes de garrafas de vinho ou qualquer coisa que você possa imaginar.
3. Leve para um centro de reciclagem
Leve-o a um centro de reciclagem, onde será tratado diretamente por profissionais. Em alguns lugares, você pode até especificar se o colchão ainda pode ser usado e eles serão responsáveis por sua doação ou venda.
Se o colchão não puder mais ser usado, eles usarão os materiais para fazer novos objetos.
4. Doe para um abrigo ou igreja
Você pode tentar doá-lo para um abrigo ou igreja. Abrigos para sem-teto, abrigos para mulheres ou mesmo abrigos para desastres naturais podem aceitar sua doação de um colchão limpo.
Além disso, as igrejas podem aceitar seu colchão limpo para uma missão ou outro programa que ajude famílias necessitadas.
5. Acione a prefeitura
Por fim, se nenhuma das opções acima funcionar, existem alguns municípios que não possuem serviço de coleta de lixo volumoso e, se for o seu caso, você terá que levar seu colchão velho a um ponto de depósito ou centro de coleta.
Alguns colchões são feitos com materiais tóxicos, então deixá-los na rua não é uma opção, pois, além de contaminar, podem causar sérios problemas de saúde. Portanto, ligue para a Prefeitura da sua cidade e se informe sobre esse serviço.