Cozinhar para muitas pessoas pode ser uma tarefa difícil, principalmente no momento de utilizar o forno elétrico. Com efeito, muitas dúvidas surgem na hora do preparo de alguns alimentos para saber se determinada embalagem ou prato pode ser usado no forno elétrico ou não.
Em suma, antes de levar qualquer material ao forno, é sempre recomendado verificar o que consta na embalagem do produto.
Além disso, é preciso observar o tipo de fabricação do material para perceber se este é mais resistente e tem a finalidade de utilização no forno, para assim, evitar acidentes e danos no eletrodoméstico.
Veja a seguir 9 materiais que podem ir ao forno elétrico sem causar estragos:
1. Refratário
O refratário, sendo conhecido como as travessas de vidro temperado, são resistentes a altas temperaturas e podem ser utilizados no forno elétrico.
2. Panelas inox
As panelas de inox são muito utilizadas hoje em dia e podem ser usadas no forno elétrico sem problemas, por terem a capacidade de suportar altas e baixas temperaturas.
3. Folha-de-flandres
A folha-de-flandres que é pouco utilizada hoje em dia, trata do material feito de lata que permite cozinhar determinados alimentos, e pode também ser usada no forno elétrico.
4. Panelas de ferro
As panelas de ferro, assim como as de inox, também possuem resistência ao calor na hora de preparar os alimentos no forno elétrico, assim, não causam danos em seu uso.
5. Porcelana
A porcelana é um material que, apesar de ser aparentemente mais frágil, pode ser usada no forno, desde que refratária, para que não venha a ser quebrada com a alta temperatura.
6. Alumínio
O papel alumínio, pode também ser utilizado no forno elétrico para assar ou gratinar diversos alimentos.
7. Silicone
Os materiais feitos de silicone, por suportar altas temperaturas e não desmanchar durante o cozimento, podem ser usados no forno elétrico.
8. Metal
As formas de metal para bolos, sejam elas redondas ou quadradas, são muito utilizadas em fornos elétricos por sua composição suportar o calor.
9. Vidro e cerâmica
Por fim, os pratos feitos de vidro ou cerâmica, também permitem que o calor seja distribuído e não traz riscos quando utilizados corretamente no forno elétrico.