Já estamos acostumados a conferir o prazo de validade de alimentos como queijo, pão, leite e por aí vai. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que existem outros itens básicos e que usamos no dia a dia, mas que também devem ser descartados depois de algum tempo.
Se você se preocupa com coisas externas que podem prejudicar a saúde da sua família, confira, a seguir, alguns produtos que, apesar de não parecer, também têm prazo de validade:
Travesseiros
Seus travesseiros não são eternos, sabia? O ideal é trocar de travesseiro a cada dois ou, no máximo, três anos. A recomendação tem a ver com o fato de que, com o passar do tempo, os travesseiros se tornam um verdadeiro ninho de ácaros e, além disso, ficam deformados, podendo causar dores no pescoço.
Assentos de carro
Essa você não sabia. Os bancos do carro também devem ser trocados, pois os materiais passam por vários processos de expansão e contração devido às variações de temperatura. Para manter a segurança do veículo, o recomendado é trocar os assentos depois de 10 anos da data de fabricação do carro.
Capacetes
É sempre preciso trocar de capacete em caso de acidente ou quando ele começa a ficar com algumas rachaduras em sua estrutura. Para ter certeza, cheque sempre as recomendações específicas da marca do capacete, mas o recomendado é trocar a cada cinco anos.
Colher de pau
Mesmo que a sua colher de pau não esteja quebrada ou danificada, é importante trocá-la depois de cinco anos de uso. A troca é necessária porque a madeira é bem mais porosa do que o metal ou o plástico, o que facilita a proliferação de bactérias.
Batom
Ainda que alguns batons durem muito tempo, é importante saber que, após dois anos da data de fabricação, o produto começa a mudar de consistência e fica mais ressecado, prejudicando o resultado final da sua maquiagem.