4 dicas para terminar um relacionamento de forma “leve”

Separações ruins podem acabar como uma bagagem que afeta seus relacionamentos futuros, por isso é importante respeitar seus sentimentos e os da outra pessoa e fazer as coisas de forma correta.

Relacionamentos amorosos terminam por diversos motivos, que podem até não ser tão claros ou compreensíveis para ambas as partes.

continua depois da publicidade

Desse modo, a primeira coisa que devemos deixar claro quando estamos prestes a terminar um relacionamento são os motivos pelos quais vamos tomar essa difícil decisão.

Nunca é fácil tomar a iniciativa porque, apesar das razões que sustentam a nossa decisão, o que menos queremos é prejudicar aquela pessoa com quem partilhamos bons e felizes momentos.

continua depois da publicidade

Se você se encontra nessa situação, lembre-se de que deve ser firme, não tenha medo e não hesite em explicar seus motivos. Veja como fazer isso com as dicas que separamos a seguir.

Dicas para terminar um relacionamento de forma tranquila e saudável

1. Converse pessoalmente

Nunca termine um relacionamento pelas redes sociais, por telefone, com uma mensagem no celular ou por meio de uma cartinha fofa.

Lembre-se que esta é uma pessoa de quem você gosta e que se preocupa com você, então por respeito a tudo que ela passou, ela merece que você conte sobre sua decisão numa conversa cara a cara.

continua depois da publicidade

2. Seja honesto e fale sem rodeios

Deixe a pessoa saber com antecedência que você gostaria de ter uma conversa séria sobre o relacionamento, para que ela não seja pega desprevenida. Além disso, saiba que não é honesto dar desculpas banais como “o problema não é você, sou eu” ou “você merece coisa melhor”.

Dizer os motivos pelos quais você está terminando ajudará essa pessoa a não ficar pensando que tudo foi perfeito e que não havia motivo para ela terminar.

3. Não alimente falsas esperanças

É provável que a outra pessoa tenha sua própria versão das coisas e que para ela tenha uma solução. Você tem a obrigação de explicar por que está decidindo terminar, mas também é obrigado (com você mesmo) a sustentar a decisão depois de ter explicado seu ponto de vista.

continua depois da publicidade

É normal que nos doa ver o outro sofrer porque é alguém de quem gostamos, mas dar um ar de esperança não é a coisa certa a se fazer; na verdade, é prolongar a dor da outra pessoa e ela não merece.

4. Não force uma amizade após o término

Não ligue depois de terminar, dê espaço e tempo para a outra pessoa. Não é saudável tentar forçar imediatamente uma amizade até que as emoções se acalmem.