O liquidificador comemora neste ano 100 anos de existência. O eletrodoméstico surgiu em 1922 e foi criado por Stephen J. Poplawski, um inventor polonês. A princípio, ele foi feito para fazer milk-shakes e outras bebidas frias.
Para tanto, o liquidificador nada mais era do que uma jarra de vidro com uma lâmina giratória acoplada a um motor. De lá para cá, o eletrodoméstico foi evoluindo e se tornando mais resistente para suportar outros preparos de alimentos. Hoje, ele é um dos aparelhos indispensáveis na cozinha.
Mas, apesar de ter evoluído e ter se tornado mais resistente, o liquidificador pode danificar ao fazermos determinadas coisas com ele. A seguir, confira 5 coisas que podem estragar o seu liquidificador e que – talvez – você ainda não sabia.
1. Não respeitar a sequência correta de colocar os alimentos
Uma das coisas que podem estragar o seu liquidificador é não respeitar a sequência correta de colocar os alimentos. A sequência correta começa com os alimentos líquidos e depois os alimentos secos. Isso porque, os líquidos são capazes de criar um vortex que puxa os secos para baixo, forçando menos o motor do seu liquidificador.
2. Colocar alimentos muito quentes
Quando colocados no liquidificador, os alimentos muito quentes podem danificar o copo do eletrodoméstico. Essa parte do liquidificador não suporta temperaturas acima de 80° C. Por isso, nada de colocar alimentos acima dessa temperatura.
3. Bater massas de pães e bolos
Não é recomendado bater massas de pães e bolos. Ao fazer isso, você estará forçando o motor do seu liquidificador que, na maioria das vezes, não foi feito para aguentar tal esforço.
4. Limpar o liquidificador com o lado abrasivo da esponja
Outra coisa que podem estragar o seu liquidificador é utilizar o lado abrasivo da esponja ou a palha de aço na hora de limpá-lo. Ao fazer isso, você estará danificando o copo do eletrodoméstico e provocando o surgimento de riscos e ranhuras.
5. Triturar alimentos secos
Triturar alimentos secos no liquidificador irá forçar o motor do eletrodoméstico, danificando-o. Dê preferência em triturar esses alimentos no processador. Caso somente tenha o liquidificador em casa, a dica é triturar os alimentos secos aos poucos e utilizar a função “pulsar” do eletrodoméstico.