Ter um gato em casa é um caminho sem volta. Na maioria dos casos, depois de um tempo com um bichano, outro é adotado para completar a família e, quando percebemos, a casa virou um verdadeiro gatil.
Toda essa fofura pode resultar em um probleminha desagradável: cheiro de xixi de gato. Às vezes, o bichano faz xixi fora do lugar certo ou derrama alguns pinguinhos perto da caixa de areia, não é mesmo? Veja, a seguir, uma forma certeira e prática de tirar esse odor ruim da sua casa.
Como acabar com o cheiro de xixi de gato?
Para diminuir o odor degradável, é preciso saber limpar a região que serviu de mictório para os bichanos. Nesse sentido, nunca aplique produtos de limpeza em cima do xixi, pois o ideal é que você seque a urina do gato para, só depois disso, limpar a região que foi afetada. Um papel toalha já pode ajudar nesse sentido, especialmente em pisos frios.
Se o gato fizer xixi em cima de uma região com carpete ou tapete, é preciso remover a urina com uma esponja seca ou com a ajuda de um paninho limpo. Sempre use luvas de proteção ao limpar o xixi, para evitar contaminações.
Depois de secar a área afetada, é preciso usar desinfetante. No caso de xixi de gato, os produtos mais indicados são aqueles feitos com amônia quaternária, que são vendidos também em lojas especializadas.
Esse desinfetante é porreta na hora de acabar com o cheiro do xixi. Por isso, depois de secar a região, deixe que o produto aja por alguns minutos até seguir com a limpeza como de costume.
Por que o gato faz xixi fora da caixa de areia?
Existem alguns motivos clássicos que fazem com que o seu bichano não respeite o local ideal para fazer xixi. Entre eles, citamos:
- Areia muito suja na caixa;
- Uma caixa de areia para mais de um gato;
- Mudanças de endereço;
- Presença de novos moradores na casa;
- Estresse;
- Irritação;
- Falta de atividades.
Existem também alguns problemas de saúde que podem fazer seu gato urinar fora do local correto, por isso, se nada resolver a questão do xixi, é importante levar o animal a um veterinário.