Todos os anos, milhões de brasileiros fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) — em 2022, a prova será nos dias 13 e 20 de novembro. Além das questões objetivas, que são a respeito das principais áreas de conhecimento, os inscritos precisam também fazer uma proposta de redação.
Para mandar bem na redação e aumentar ainda mais a sua nota do Enem, é importante evitar alguns erros clássicos. Conheça alguns deles a seguir:
Fugir do tema
Eis um erro bastante comum e que pode zerar a sua nota. Leia o tema da redação mais de uma vez, com calma e prestando atenção no que a proposta fala. Quando a pessoa dá muitas voltas e acaba sendo prolixa, existe uma grande possibilidade de zerar.
Generalizar as suas afirmações
É importante evitar sentenças que generalizem informações, pois isso esvazia o texto em qualidade e compromete a nota do aluno. Frases como “ninguém respeita o meio ambiente” ou “todo mundo sabe o que isso significa” devem ser evitadas ao extremo.
Usar a primeira pessoa do singular
Isso significa que a sua redação não deve ser algo como “eu acho que é importante ter educação financeira nas escolas”. Defenda os seus argumentos por meio de dados e reportagens, por exemplo. É preciso se posicionar na redação, mas de forma impessoal. Nada de “eu acho”, “eu sinto”, “eu penso”, “eu acredito”.
Usar gírias e abreviações
Ainda que sejam comuns na língua falada, as gírias devem ficar de fora da sua prova de redação. Também é importante não abreviar palavras (vc, tbm, fds), algo comum em conversas nas redes sociais, mas que não pega bem na prova.
Escrever sete linhas ou menos
A redação deve ser escrita entre sete e 30 linhas, mas os corretores não gostam de quem escreve apenas o mínimo de linhas, pois é impossível desenvolver uma ideia em um espaço tão pequeno.
Lembre-se de que, para escrever bem, é preciso ler bastante. Até o dia da prova, tente ler mais textos sobre assuntos variados, como todo o conteúdo que temos aqui no Tudo Bahia. Assim, você terá um bom repertório linguístico e também ficará por dentro dos temas importantes atualmente e que podem ser cobrados na prova.