Segundo a astronomia, a Lua fica visível durante o dia por cerca de 25 dias do mês, ao longo do ano. Mas, isso depende de suas fases, estações do ano e a clareza do céu ao longo do dia.
Com efeito, o solo lunar, que é revestido de regolito, é capaz de refletir a luz do Sol. Diante disso, a Lua aparece de forma tão brilhante para nós nos momentos diurnos e noturnos.
Venha entender sobre essa peculiaridade da Lua, que intriga muitas pessoas.
Por que conseguimos enxergar a lua durante o dia?
Devido à atmosfera da Terra, ao ciclo orbital do nosso satélite natural e a inclinação dos raios solares, é possível enxergar a lua no período diurno.
Além disso, o fato da Lua estar mais próxima da Terra do que as estrelas, resulta num brilho maior que o brilho do céu. Isso faz com que ela possa ser vista facilmente durante o dia.
No entanto, a lua não é perceptível para nós todos os dias do ano, pois, em determinadas fases o seu brilho é afetado.
Melhor época para observar a Lua durante o dia
De acordo com a astronomia, a melhor época do ano para ver a Lua à luz do dia é em dois períodos, sendo eles: uma semana após a Lua nova e uma semana após a Lua cheia.
Dessa forma, no primeiro trimestre, esse corpo celeste pode ser visto durante a tarde. Isso porque, o nosso satélite natural se encontra subindo no céu leste. Já no terceiro trimestre, a Lua fica visível pela manhã, pois se põe no céu ocidental.
Por fim, observada as fases da Lua, você poderá perceber que quando o seu lado iluminado está virado para longe de nós e o seu lado escuro está voltado para a Terra, esta ficará invisível no céu durante o dia.