5 graduações excêntricas que existem nas universidades do Brasil

Estes cursos a seguir são escolhas que fogem do convencional, mas representam novas oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Administração, Direito e Medicina são alguns dos cursos de graduação mais populares no Brasil. Outras áreas importantes de estudo incluem cursos relacionados à saúde, educação e psicologia.

continua depois da publicidade

Há uma boa razão para dominar esses campos: os alunos os veem como a maneira mais rápida e clara de seguir em direção a uma carreira de sucesso após a formatura — mas, ainda assim, nem todo mundo quer um diploma convencional ou um emprego convencional.

Para quem tem espírito mais aventureiro ou tem uma ideia bem clara do que quer fazer, as universidades oferecem centenas de cursos em disciplinas altamente especializadas, desde engenharia aeroespacial até design de joias. Veja alguns desses cursos excêntricos ofertados pelo país:

continua depois da publicidade

1. Arqueologia

Os arqueólogos podem viajar pelo mundo, procurar artefatos invisíveis e desenterrar terrenos estranhos quando não estão vagando por cavernas secretas.

Ter um diploma em arqueologia, no entanto, requer um alto nível de treinamento e trabalho de campo, mas as recompensas podem ser extraordinárias. Ser capaz de descobrir fósseis de 10 mil anos de idade e levá-los aos maiores museus do mundo é o maior sonho de todo arqueólogo.

Essas pessoas ajudam a preservar a história da terra enquanto têm a oportunidade de tornar todos os dias muito divertidos e cheios de aventura.

continua depois da publicidade

2. Ciências Atuariais

O aluno desse curso irá estudar economia, estatística, finanças, probabilidade e outras áreas da matemática. O profissional de Ciências Atuariais pode trabalhar em seguradoras, fundos de pensões, operadoras de saúde, mercado financeiro, empresas de capitalização/sorteios, bancos, consultorias e auditorias, bem como em qualquer empresa na qual a gestão de risco seja necessária.

3. Gerontologia

Diferente da geriatria, que é uma área específica da medicina que trata somente dos idosos, a gerontologia é o estudo desse processo de envelhecimento.

Assim, o profissional gerontologista pode atuar como uma espécie de assistente social desse público, especialmente dos que sofreram qualquer tipo de violência.

continua depois da publicidade

4. Arquivologia

O arquivista é um profissional bastante valorizado tanto em instituições públicas quanto em entidades privadas. Ao contrário do que muitos pensam, ele não organiza apenas arquivos físicos, mas também os digitais.

5. Aromaterapia

Os aromaterapeutas podem criar uma mistura de aromas diferentes para produzir os resultados desejados. Grandes aromas podem mudar um humor tão facilmente quanto uma música de sucesso.

Mas a beleza de um aromaterapeuta é que eles fornecem uma terapia que pode melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes. Outra possibilidade de atuação está na análise e elaboração e novos aromas de perfumes.

continua depois da publicidade

Imagem: iStock.com/SeventyFour