Se tratando de astronomia, a lua é um dos astros que mais chama atenção. Afinal, além de estar relativamente próxima da Terra, possui uma beleza indescritível, roubando a atenção sempre que aparece. Isso é ainda maior durante um evento chamado super lua, que aconteceu pela última vez em 2023.
O que é a super lua?
Esse fenômeno é relativamente comum e acontece quando a distância entre a Lua e a Terra é menor. Por esse motivo, o satélite natural parece ainda maior e mais brilhante, o que oferece um cenário de tirar o fôlego.
Inclusive, algo interessante é que ela pode ser acompanhada sem a necessidade de equipamento especial, como binóculos ou telescópio. Claro, ela pode parecer ainda maior quando avistada em regiões mais distantes da poluição visual das grandes cidades.
Quando ela ocorre?
Segundo especialistas, a média anual é de 3 a 6 super luas por ano, o que se mantém em 2023. Isso já ocorreram três desses eventos, sendo o último previsto para o final de agosto. Nesse sentido, seu ápice ocorre na seguinte hora:
- 21 de janeiro: 05:55, Lua Nova
- 20 de fevereiro: 04:07, Lua Nova
- 1 de agosto: 3:32, Lua Cheia
- 30 de agosto: 22:36, Lua Cheia
Algo interessante é que a próxima super lua, diferente das duas primeiras do ano, será uma lua cheia, o que pode torná-la ainda maior. Além disso, ocorrerá um pouco mais cedo, então não é necessário madrugar para acompanhá-la.
Outro fator interessante é que em 30 de agosto, essa será a segunda Lua Cheia do mês, o que forma um fenômeno como Lua Azul. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, sua coloração não é alterada.
O que a astrologia fala sobre o fenômeno?
Segundo a astrologia, a super lua é muitas vezes um sinal de catástrofes naturais, como furacões, erupções vulcânicas e até tsunamis. Ainda assim, esse não é exatamente um consenso, visto que muitos outros apontam que esse é, na verdade, um momento para recomeços.