Se você reparar bem, há praticamente um corredor inteiro nos supermercados destinado à exposição de detergentes de louças. Além das variações de marcas e preços, há, também, produtos diferentes em relação a cores: amarelo, vermelho, azul, branco, transparente, roxo e por aí vai. O que muita gente não sabe é que cada cor de detergente é voltada para uma função específica da higiene das louças.
Antes de irmos às cores e suas funções, é preciso frisar que essa regra não é válida para todas as marcas e que, se você optar por utilizar sempre a mesma cor de detergente na hora de lavar louças, não tem problema: seus pratos, copos e talheres ficarão limpinhos de qualquer forma.
Agora, se você gosta de entender melhor a respeito da formulação de alguns produtos, é interessante saber que, originalmente, alguns deles foram pensados para serem usados em ocasiões mais específicas da limpeza. Continue a leitura e entenda melhor essa questão.
Cores de detergente e suas funções próprias
Ainda que os detergentes de lavar louça sejam elaborados a partir de ingredientes clássicos, que são comuns a todos os produtos independentemente de sua coloração final, alguns desses ingredientes variam conforme a cor. Veja essas variações a seguir:
Detergente branco
Esse detergente tem uma consistência diferente, já reparou? Ele é bem suave e um pouco mais espesso do que os demais e, além de ser indicado para lavar louça, é um aliado também na hora de cuidar das roupas brancas mais sensíveis, já que não causa manchas e é eficiente na remoção da sujeira.
Detergente incolor
A versão transparente também foi elaborada para ser mais suave e colaborar na lavagem de alguns tipos de roupa. Esse detergente transparente é um ótimo aliado na hora de acabar com a gordura de pratos, talheres e panelas.
Detergente amarelo
O detergente amarelo também é bom em relação a não deixar manchas. Além de ser indicado para lavar louça, é também um produto que pode ser utilizado na limpeza de outras superfícies, como paredes, pisos e até estofados.
Detergente vermelho
Com cheirinho de maçã, o detergente vermelho é ótimo para acabar com odores fortes de alguns alimentos, como peixe, cebola e alho. Assim, o produto impede que aquele potinho usado para guardar molho na geladeira fique com cheiro impregnado mesmo depois de lavado.
Detergente verde
O detergente verde, feito com aroma de limão, tem função bem semelhante ao detergente vermelho. Por isso, pode ser utilizado também quando a ideia for acabar de vez com os odores fortes dos ingredientes clássicos citados no item acima. Além disso, é indicado para a limpeza de vidros de janelas e do box do banheiro.
E aí, você já conhecia essas utilidades específicas dos detergentes de cozinha? Lembramos que todos eles têm um alto poder desengordurante e que, em alguns casos, é indicado usar água quente para acabar de vez com a gordura que fica grudada em pratos, talheres e panelas — só cuidado para não se queimar, hein!