Durante o cozimento do feijão, logo quando começa a fervura – ou quando os grãos ainda estão de molho antes de irem para a panela – é comum surgir uma espuma branca sobre a leguminosa. Porém, embora seja comum a formação dessa espuma, muita gente desconhece o que ela é e por qual motivo ela sai do feijão durante a fervura. Se você está entre as pessoas que têm essa dúvida, descubra a resposta abaixo.
Mas, antes de conferir a resposta, vamos saber mais sobre essa leguminosa. Acredita-se que os tipos domesticados dos feijoeiros, planta que dá origem ao feijão, tenham surgido há cerca de 7 mil antes de Cristo (a.C), na chamada Mesoamérica.
Posteriormente, eles logo se espalhariam por toda a América do Sul. Hoje, o feijão é considerado uma comida típica do Brasil, estando presente no prato de milhões de brasileiros diariamente. Junto com o arroz, o grão é a base da alimentação brasileira. Além disso, o país é reconhecido como um dos maiores produtores do grão no mundo.
Propriedades nutricionais e benefícios do feijão
O feijão é conhecido pela sua versatilidade na cozinha e também pelas suas propriedades nutricionais. Ele é fonte rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, proteínas, além de minerais, como cálcio, ferro e zinco.
Entre os benefícios para a nossa saúde estão o aumento da saciedade, controle do colesterol, melhora da saúde intestinal, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção e controle da anemia, entre outros.
Antes de prepará-lo, é comum as pessoas deixarem o feijão de molho durante algumas horas ou até mesmo de um dia para o outro. E é nessa hora e também durante a fervura do grão, que aparece a tal da espuma branca. Mas, afinal, o que é essa espuma? Descubra a resposta a seguir.
O que é a espuma branca que sai do feijão durante a fervura?
Durante a fervura ou quando fica de molho antes do cozimento, é comum o feijão liberar uma espuma branca. Essa espuma é liberada porque os grãos da leguminosa estão eliminando os chamados fitatos, um oligossacarídeo não-digerível. Essa substância junto com os taninos aumenta a formação de gases, causando desconforto no sistema digestivo de algumas pessoas.
Uma dica, portanto, é deixar o feijão de molho antes do cozimento e trocar água algumas vezes para eliminar essas substâncias. E, atenção, não use a água usada para colocar a leguminosa de molho para cozinhá-la. Além disso, é preciso não se esquecer de lavar os grãos antes do preparo.
Consumo de feijão cai no Brasil
Segundo dados do IBGE, o consumo médio de feijão caiu mais de 50% no país, em um período de 16 anos. Os motivos apontados são o preço alto do grão e a presença cada vez mais frequente dos alimentos ultraprocessados na mesa dos brasileiros.
Para se ter uma ideia, só no último ano, o preço do feijão carioca subiu mais de 28%. Embora o Brasil seja um dos maiores produtores da leguminosa, a alta do preço está relacionada com a grande demanda de exportação. Inclusive, o país deve aumentar a exportação do produto para a Índia.
Já em relação ao mercado local, o feijão não está disponível em grande quantidade, já que houve uma nova diminuição na área plantada com a cultura no início deste ano.
A queda no consumo de feijão deve continuar nos próximos anos. De acordo com o Ministério da Saúde, até 2025, mais brasileiros devem deixar de consumir feijão regularmente.