DESAFIO: qual é o número que falta na imagem?

Se você gosta de quebrar a cabeça para tentar resolver problemas de lógica, não deixe de fazer o nosso desafio do dia.

Aqui no Tudo Bahia, temos o costume de divulgar alguns desafios matemáticos e de raciocínio lógico. São atividades divertidas e que também nos ajudam a quebrar a cabeça de formas diferentes, seja encontrando uma palavra em meio a várias outras ou descobrindo padrões numéricos em certas equações.

continua depois da publicidade

Hoje, trouxemos um outro exercício interessante, que também desafia nosso raciocínio lógico e numérico. Olhando a imagem abaixo, você consegue descobrir qual número está faltando? Veja com calma e, depois, confira a explicação a seguir:

Desafio conhecimento

Foto: Montagem / Tudo Bahia

Sequência de Fibonacci

Para encontrar o número faltando, recorremos à chamada Sequência de Fibonacci, que foi descrita pela primeira vez ainda no século 12, pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci.

continua depois da publicidade

Essa sequência é, na verdade, uma sucessão simples de números e que pode ser observada em diversos fenômenos da natureza. Conforme estipulou Fibonacci, o primeiro número é sempre o 0, seguido pelo número 1.

A lógica da sequência é sempre somar os dois números anteriores para, então, chegar ao número faltante. Essa lógica é chamada de proporção áurea e é bastante utilizada em obras de arte, além de criações arquitetônicas e de peças de design.

O famoso “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, é um exemplo clássico de ilustração feita seguindo a proporção áurea, que tem valor de 1,618… e, quanto mais a sequência avança, mais a divisão entre um número pelo seu anterior se aproxima desse valor.

continua depois da publicidade

Resolução

Entendendo a somatória inicial da sequência que trouxemos aqui, vemos que fica assim: 1, 1, 2, 3 e 5. Como o número seguinte é sempre a soma dos dois números anteriores (1 +1 = 2; 2 + 3 = 5), devemos apenas somar 5 + 3, que é igual a 8.

O número faltante, então, é o 8. E aí, você conseguiu encontrar a resposta ou precisou ver a explicação para entender a lógica?