Cuidado: estes 10 alimentos são altamente tóxicos para cães

Ama o seu pet de estimação e faz questão de vê-lo cada vez mais saudável? Então, conheça 10 alimentos tóxicos para cães e deixe a saúde do seu animal sempre intacta.

Atire a primeira pedra quem nunca ofereceu um saboroso petisco para o seu adorável pet de estimação. Essa prática é bastante comum entre os donos de gatos e cachorros. Mas você sabia que alguns alimentos de consumo humano não podem ser oferecidos aos animais? É verdade. Elaboramos essa matéria que selecionou 10 alimentos tóxicos para cães e que podem fazê-lo visitar o veterinário.

continua depois da publicidade

Por isso, se você é daqueles que gostam de dar as sobras do almoço para o seu cãozinho, continue a leitura até o fim e conheça os alimentos proibidos no cardápio deste animal. Determinadas substâncias podem causar distúrbios gastrointestinais e até mesmo levá-lo ao óbito, dependendo da sensibilidade do organismo e da quantidade ingerida. Confira.

Alimentos tóxicos para cães

1) Uvas-passas

Elas são deliciosas e bem-vindas, principalmente após o almoço ou durante o lanche da tarde. Mas as uvas-passas são tóxicas para o seu pet, sabia disso? Mesmo se forem consumidas em pequenas quantidades pelos cães, esse alimento pode causar diarreia, vômito, dor abdominal, letargia, fraqueza e, em casos mais graves, insuficiência renal aguda e morte.

continua depois da publicidade

2) Chocolate

Mais um dos alimentos tóxicos para cães. O chocolate pode intoxicar o seu cãozinho de estimação por causa de algumas substâncias presentes no cacau, que fazem o organismo do animal ter dificuldades para eliminá-las. Esse alimento pode deixar o seu pet com taquicardia, hiperatividade, dificuldade para respirar, tremores, diarreia, fraqueza, arritmia cardíaca, danos renais e até levá-lo ao óbito.

3) Alho e cebola

Muita gente não sabe, mas o alho e a cebola também são outros dos alimentos tóxicos para cães. Apesar de serem massivamente usados em nossa culinária, as substâncias presentes nessas raízes podem causar letargia, fraqueza, mucosas pálidas, taquicardia, vômitos e diarreia nos cachorros. Elas também podem destruir os glóbulos vermelhos do sangue do animal, causando icterícia, anemia e até a morte.

4) Abacate

Essa fruta pode ser extremamente tóxica para o seu cão. O alto teor de gordura e as toxinas presentes na casca e na polpa do abacate podem causar pancreatite, vômitos e dores estomacais. Ademais, o caroço pode causar sufocamento e bloqueio intestinal, caso seja ingerido. Sabe aquela guacamole do almoço? Ela pode prejudicar a saúde do seu pet.

continua depois da publicidade

5) Ossos de frango

Muitos donos de cães têm o hábito de oferecer ossos de frango para esses animais degustarem, já que o tempero presente na carne pode ser tentador. O problema é que eles podem causar severas obstruções no intestino e no estômago, além de perfurar esses órgãos.

Se você notar qualquer sinal de desconforto no seu pet, após o mesmo se deliciar com os ossos daquele frango assado do almoço, leve-o imediatamente ao veterinário.

6) Milho na espiga

Esse também é mais um dos alimentos tóxicos para cães. Suculento, amarelinho e versátil. O milho é tudo isso e muito mais, certo? O problema é se o seu cachorro tiver o hábito de ficar mordiscando a espiga por horas a fio, já que ela pode causar sufocamento e obstrução intestinal, caso seja engolida.

continua depois da publicidade

Sem mencionar que o estômago o seu pet não vai conseguir digeri-la. Além disso, o alto teor de fibras do milho também pode causar diarreia no animal e até intoxicá-lo. Melhor evitar.

7) Leite ou sorvete

Você tem o hábito de oferecer leite ou sorvete para o seu cãozinho de estimação? Recomendamos parar com isso. Boa parte dos cachorros possuem intolerância à lactose, substância presente nos laticínios em geral. Esses alimentos podem causar gases, desconforto estomacal (por causa da enzima lactase) e até diarreia severa em cães, especialmente os de pequeno porte.

8) Alimentos tóxicos para cães: Frutas com caroço

A maioria delas é uma delícia, sem dúvidas. O problema é que as frutas com caroço, se forem oferecidas aos pets, podem causar obstrução do intestino e dores estomacais (já que são de difícil digestão).

continua depois da publicidade

Por exemplo, o caroço da ameixa e do pêssego contém Cianeto, que é uma substância tóxica para os seres humanos e cães. Sendo assim, caso decida oferecer para o seu cãozinho de estimação uma dessas frutas, tenha certeza de que retirou o caroço, combinado?

9) Pasta de dentes

Pensou em alimentos tóxicos para cães? Este produto contém uma substância altamente tóxica para o seu pet: o Xilitol. Ela pode causar um aumento abrupto da insulina presente na corrente sanguínea do animal e até problemas renais crônicos.

Além disso, a pasta de dentes contém outros componentes em sua fórmula que podem oferecer uma alta toxicidade para o seu cão. Os principais sintomas são vômito, letargia, convulsões, desequilíbrio e perda de concentração.

10) Álcool

Finalmente, o último dos alimentos tóxicos para cães. O etanol, presente na fórmula das bebidas alcoólicas, pode prejudicar o sistema nervoso central e respiratório do seu cãozinho de estimação.

Essa substância pode causar alterações comportamentais, agressividade (em alguns casos), ataxia, redução dos reflexos, diminuição da frequência respiratória e até levar o seu pet ao óbito, dependendo da dosagem.