Assim como o vinagre, que é um coringa quando falamos em limpeza e culinária, o bicarbonato de sódio também é um queridinho de quem cuida dos afazeres domésticos. Isso não significa, no entanto, que o produto possa ser utilizado sem cautela, sabia?
Para facilitar a sua rotina doméstica, separamos algumas situações nas quais você não deve usar o bicarbonato de sódio. Confira:
Limpar e polir alumínio
Ainda que o produto possa ser usado para remover sujeiras difíceis em panelas, é preciso ter cuidado para não usar bicarbonato de sódio em panelas de alumínio. As duas substâncias causam uma reação química, provocando manchas e diminuindo o tempo de vida útil do utensílio.
Substituir o fermento químico em pó
Se na hora de fazer aquele bolo de fim de semana, você descobrir que o fermento em pó acabou e se lembrar da dica da vovó, que dizia que pode usar bicarbonato de sódio como substituto do ingrediente, saiba que isso é muito errado! Não vai fazer mal para a saúde, mas o bolo não ficará tão crescido e fofinho.
Neutralizar o cheiro da geladeira
Existem algumas formas de neutralizar aquele odor clássico da geladeira e, ainda que o bicarbonato de sódio possa cumprir esse papel, é muito provável que o resultado final seja bem decepcionante. Prefira outros truques, como o da borra de café, que ensinamos neste texto.
Apagar focos de incêndio
Ao jogar bicarbonato de sódio sobre um foco de incêndio, o produto até consegue abafar as chamas, mas é preciso recorrer a produtos específicos, como extintores, para evitar que o fogo se espalhe.
Tratar acne
O bicarbonato de sódio é um produto levemente alcalino e, por isso, não pode ser utilizado como cosmético para a pele. Passar bicarbonato em cima da pele acneica pode alterar o pH da região e favorecer a proliferação de bactérias — ou seja: em vez de acabar com a acne, a tática caseira pode aumentar o número de espinhas.