Que a Adele nos perdoe, mas a verdade é que não há nada tão bom, depois de um dia corrido, quanto chegar em casa e escutar uma música feliz e divertida. O assunto é tão bacana que até mesmo algumas pesquisas já foram feitas para descobrir quais são as canções mais capazes de deixar as pessoas com aquela expressão de “a vida é boa” no rosto.
Quem conseguiu medir a felicidade proporcionada por algumas músicas foi o neurocientista Jacob Jolij, da Universidade de Groningen, na Holanda, que, a pedido de uma marca britânica de produtos eletrônicos, a Alba, avaliou o que é que algumas músicas têm que deixam as pessoas mais felizes.
Para chegar às faixas usadas no estudo, o pesquisador ouviu 2 mil pessoas, que indicaram quais músicas lançadas nas últimas cinco décadas eram as mais felizes.
Ainda que o sentimento de felicidade seja muito subjetivo e dependa da vivência de cada indivíduo, o neurocientista explicou que três aspectos são universais em músicas consideradas felizes: ritmo acelerado (150 batidas por minuto), acordes maiores e letras otimistas.
E aí, você também quer saber quais foram as 10 músicas classificadas por Jolij e que se enquadram nesses critérios acima? Então veja a seguir:
- Queen: Don’t Stop Me Now;
- ABBA: Dancing Queen;
- Beach Boys: Good Vibrations;
- Billy Joel: Uptown Girl;
- Survivor: Eye of the Tiger;
- The Monkees: I’m a Believer;
- Cindy Lauper: Girls Just Want to Have Fun;
- Bon Jovi: Livin’ On a Prayer;
- Gloria Gaynor: I Will Survive;
- Katrina and the Waves: Walking on Sunshine.
Agora é só você criar uma playlist, adicionar essas músicas e mais algumas outras que você considere felizes, e aproveitar o fim de semana!