Os 5 eletrodomésticos que mais puxam energia elétrica são conhecidos por terem uma eficiência muito baixa. Sendo assim, demandam mais energia elétrica para funcionar corretamente, gerando gastos que são vistos principalmente na conta de eletricidade no final do mês.
Contudo, nem todas as pessoas conhecem essas características dos aparelhos que possuem em casa. No geral, deve-se considerar mais do que somente o tipo de eletrodoméstico, pois as características técnicas afetam diretamente na eficiência energética.
Portanto, no momento da compra é fundamental questionar sobre o consumo que o aparelho gera. Saiba mais a seguir sobre os principais eletrodomésticos que mais puxam energia elétrica:
5 eletrodomésticos que mais “puxam” energia elétrica
1) Ar-condicionado
Estima-se que o consumo do ar condicionado varie entre 129 e 629 kWh, mas depende do modelo em específico. Sendo assim, deve-se ficar atento ao tempo que o aparelho está ativado.
2) Chuveiro elétrico
Muito utilizado no período de calor extremo ou frio intenso, o chuveiro elétrico pode consumir 88 kWh mensais. Neste caso, estima-se que o uso durante 30 minutos por dia consome mais de 5500 W.
3) Fogão elétrico
Ainda que seja muito moderno, esse tipo de aparelho não é muito eficiente. Neste caso, tem um consumo mensal de 68kWh nos casos em que é utilizado durante uma hora por dia ao longo do mês.
4) Geladeira
Ainda que não tenham uma eficiência muito baixa, são aparelhos que tendem a ficar ligados 24 horas por dia. Sendo assim, podem ter um consumo que varia entre 40 e 60 kWh ao longo do mês. Nos casos das geladeiras com freezer embutido, esse consumo pode aumentar para 70 kWh de acordo com o tamanho e limite de armazenamento.
5) Lavadora de louças
Não tão comum em todas as residências, esse aparelho pode parecer muito prático, mas é um dos eletrodomésticos que mais puxam energia elétrica. Em específico, pode gastar mais de 30 kWh ao longo do mês com somente 40 minutos de consumo.