Mona Lisa também conhecida como A Gioconda é uma das obras mais importantes da história da pintura. Pintada por Leonardo da Vinci no século 16, a obra está hoje exposta no Museu do Louvre em Paris e atrai a visita de milhões de pessoas todos anos.
Um dos motivos de o quadro da Mona Lisa ser tão famoso são os mistérios que o rondam. Conheça, a seguir, 3 desses mistérios.
1. Quem é Mona Lisa?
Um dos mistérios ainda sem respostas sobre o quadro da Mona Lisa é a sua verdadeira identidade. Muitos especialistas acreditam que ela é Lisa del Giocondo, a terceira de esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda florentino.
A sua identidade é discutida na biografia de Da Vinci, escrita por Giorgio Vasari em 1550. Segundo Vasari, Lisa del Giocondo é o tema da pintura e o mona é uma palavra usado comumente no lugar de “madonna”, que poderia ser traduzida como “madame”. Assim, Mona Lisa significa “Senhora Lisa”.
Mas, apesar disso, alguns especialistas ainda acreditam que Lisa del Giocondo foi tema de outra pintura, o que deixa a identidade da mulher retratada em Mona Lisa em aberto.
Há uma teoria popular que sugere que Mona Lisa é, na verdade, a duquesa de Milão, Isabel de Aragão. O que reforça a teoria é o fato de Da Vinci ter sido o pintor da família do Duque de Milão por 11 anos, podendo ter pintado a Duquesa como a Mona Lisa.
2. O sorriso da Mona Lisa
Em 2000, cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugeriram uma explicação neurológica para o sorriso de Mona Lisa. Quando um espectador olha para os olhos de Mona Lisa, a boca está em visão periférica, nas cores preto e branco.
Isso acentua as sombras nos cantos da boca da mulher, dando a ideia de que o sorriso é mais amplo. Porém, quando o espectador diretamente para o sorriso, ele diminui. Essas mudanças no sorriso que acontecem a depender do olhar do espectador é o que faz a Mona Lisa ser tão misteriosa.
3. Paisagem ao fundo da Mona Lisa
No quadro, Mona Lisa está posicionada em frente a uma paisagem com árvores, caminhos de terras e montanhas. Mas ninguém ao certo sabe que lugar é esse. Alguns acreditam que o lugar não existe.
Outros acreditam que o lugar está situado na cidade de Bobbio, no norte da Itália, onde tem uma ponte parecida com a do fundo da Mona Lisa. Já outros acreditam que o lugar é o vale do Rio Arno, na Toscana, Itália.