A alimentação exige do indivíduo uma série de cuidados, os quais começam antes de ingerir os alimentos e vão até os hábitos posteriores à refeição.
Comer e deitar em seguida prejudica o processo digestivo, já é provado que é necessário esperar algumas horas entre estas ações. Sendo assim, não só os alimentos devem ser escolhidos com cuidado, mas também se deve ter atenção nos horários em que são ingeridos.
Uma das grandes crenças sobre a alimentação é sobre comer e logo em seguida tomar banho, havendo inclusive, a associação da pratica com a perda dos sentidos do corpo.
Mas afinal, banhar-se depois de comer faz mal? A resposta para tal indagação é que depende do caso, porém, a associação com a perda dos sentidos não passa de uma crendice popular.
Veja a seguir a explicação.
Tomar banho após comer: quais são as consequências?
Conforme já mencionado acima, tomar banho logo em seguida da refeição pode sim fazer mal, mas também pode não fazer. Isso ocorre porque fazer mal ou não está associado à temperatura da água.
Em termos gerais:
- Banhos muito quentes: podem provocar choques térmicos e fazer com que o organismo apresente algumas reações adversas;
- Banhos mornos ou frios: não influenciam no processo de digestão e na maioria das vezes não causam nenhuma reação no organismo.
Isso ocorre porque após a ingestão de alimentos, o corpo automaticamente promove um aumento da concentração de sangue no sistema digestivo.
Desta forma, se a água estiver muito quente, o corpo vai aumentar a concentração de sangue na pele e por consequência diminuirá a concentração do sistema digestivo. Esse processo recebe o nome de vasodilatação.
De forma geral, no processo de vasodilatação uma série de substâncias químicas é liberada, como uma forma de reação a ação da água. Neste processo os nervos contraídos são expandidos.
Sendo assim, se você tomar banho quente ou frio após comer, há uma grande possibilidade de seu corpo ficar quente por um longo período. Da mesma forma que o processo de digestão fica mais lento e o alimento permanece por mais tempo no estômago.
Se o alimento permanece por mais tempo no estômago, pode haver o risco de ocorrer uma fermentação danosa das bactérias, o que pode causar diversos sintomas no individuo.
Entretanto, a crença de que a pessoa pode morrer ou perder os sentidos é errônea. Na maioria dos casos, ela sentirá um mal-estar por conta da queda da pressão arterial.
Outra crença sobre os hábitos após as refeições é sobre nadar após comer, neste caso, há um risco maior de ocorrer o mal-estar, isso porque o exercício físico atrai sangue para os músculos em quantidades maiores do que o banho em água quente.
Contudo, vale lembrar que não existe ainda um consenso sobre o assunto na comunidade cientifica, sendo as afirmações tragas acima as mais aceitas e as que mais possuem respaldo cientifico.
Por fim, se você pretende tomar banho ou nadar após comer, dê preferência para alimentos leves (de fácil digestão) e evite água quente ou exercícios intensos.