Diante do crescimento populacional das principais metrópoles do planeta, somado à escassez de terrenos e ao aumento de seus preços, os prédios de apartamentos substituíram as casas de antigamente.
Situação semelhante ocorre com os cemitérios, que tiveram que resolver o problema da falta de espaço graças a uma inovação arquitetônica: os cemitérios verticais.
Os cemitérios verticais podem ter nichos e cubículos destinados a abrigar as urnas contendo as cinzas de um falecido. Além disso, podem ter vários andares. Como a cremação está se tornando mais difundida, esses locais podem até ter espaços apenas para urnas, expandindo sua capacidade.
Cidades como Santos, no litoral paulista, onde está localizado o cemitério vertical mais alto do mundo, contam com esse tipo de estrutura há várias décadas. Inclusive, é onde foi sepultado o Rei do Futebol, Pelé, que faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado, aos 82 anos.
O jogador escolheu este local, que fica a 850 metros do estádio santista, há 20 anos e pediu especificamente que seu corpo fosse colocado no 9º andar para homenagear o pai, que usava aquela jaqueta quando estava em campo.
Cemitério vertical mais alto do mundo
O Memorial da Necrópole Ecumênica, que tem 14 andares, começou a ser construído em 1983 e foi inaugurado em 1991. Nesse mesmo ano entrou para o “Guinness Book of Records” como o maior cemitério vertical do mundo.
Além disso, é o primeiro da América Latina, com área total de 40 mil metros quadrados. Este cemitério particular, além das 18.000 abóbadas, possui salas para a realização de serviços, um crematório e um mausoléu. Ainda, tem um restaurante aberto 24 horas por dia para os visitantes e um jardim com uma impressionante queda de água.
Curiosamente, o criador do Memorial da Necrópole Ecumênica, Pepe Altstut, era um amante de carros antigos, razão pela qual incluiu o Museu do Automóvel dentro das instalações.
A coleção reúne carros, motos e bicicletas raros, antigos e em perfeito estado. Entre os automóveis, destaca-se o modelo Mercedes Benz 280-S, ano de 1974, que a montadora alemã deu de presente a Pelé, em comemoração ao milésimo gol do eterno Rei do Futebol.