Tudo o que você precisa saber sobre cemitérios verticais

Muita gente não sabe, mas os restos mortais de Pelé repousam no cemitério vertical mais alto do mundo, que fica em Santos, no litoral de São Paulo.

Diante do crescimento populacional das principais metrópoles do planeta, somado à escassez de terrenos e ao aumento de seus preços, os prédios de apartamentos substituíram as casas de antigamente.

continua depois da publicidade

Situação semelhante ocorre com os cemitérios, que tiveram que resolver o problema da falta de espaço graças a uma inovação arquitetônica: os cemitérios verticais.

Os cemitérios verticais podem ter nichos e cubículos destinados a abrigar as urnas contendo as cinzas de um falecido. Além disso, podem ter vários andares. Como a cremação está se tornando mais difundida, esses locais podem até ter espaços apenas para urnas, expandindo sua capacidade.

continua depois da publicidade

Cidades como Santos, no litoral paulista, onde está localizado o cemitério vertical mais alto do mundo, contam com esse tipo de estrutura há várias décadas. Inclusive, é onde foi sepultado o Rei do Futebol, Pelé, que faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado, aos 82 anos.

O jogador escolheu este local, que fica a 850 metros do estádio santista, há 20 anos e pediu especificamente que seu corpo fosse colocado no 9º andar para homenagear o pai, que usava aquela jaqueta quando estava em campo.

Cemitério vertical mais alto do mundo

O Memorial da Necrópole Ecumênica, que tem 14 andares, começou a ser construído em 1983 e foi inaugurado em 1991. Nesse mesmo ano entrou para o “Guinness Book of Records” como o maior cemitério vertical do mundo.

continua depois da publicidade

Além disso, é o primeiro da América Latina, com área total de 40 mil metros quadrados. Este cemitério particular, além das 18.000 abóbadas, possui salas para a realização de serviços, um crematório e um mausoléu. Ainda, tem um restaurante aberto 24 horas por dia para os visitantes e um jardim com uma impressionante queda de água.

Curiosamente, o criador do Memorial da Necrópole Ecumênica, Pepe Altstut, era um amante de carros antigos, razão pela qual incluiu o Museu do Automóvel dentro das instalações.

A coleção reúne carros, motos e bicicletas raros, antigos e em perfeito estado. Entre os automóveis, destaca-se o modelo Mercedes Benz 280-S, ano de 1974, que a montadora alemã deu de presente a Pelé, em comemoração ao milésimo gol do eterno Rei do Futebol.

continua depois da publicidade