Os utensílios de cozinha são grandes aliados na hora de preparar aquela refeição ao longo do dia, principalmente por facilitar a realização das receitas. Porém, nem todos sabem como conservar propriamente o material. Por conta disso, a colher de silicone realmente derrete? Colher de pau pode pegar fogo?
Em primeiro lugar, para entender mais sobre isso é fundamental conhecer os utensílios de cozinha. Desse modo, mais do que comprar algo pela cor ou pelo brilho, os consumidores se tornam mais conscientes no aspecto de durabilidade e custo-benefício de cada produto. Saiba mais a seguir:
Colher de silicone realmente derrete?
Apesar do aspecto frágil e da maleabilidade, grande parte dos utensílios de silicone possuem alta resistência ao calor e a temperaturas extremamente baixas.
Porém, a principal recomendação é verificar as instruções do produto na própria embalagem antes de expôr ao fogo ou qualquer tipo de temperatura.
No geral, existem modelos no mercado que permitem diferentes usabilidades, desde espátulas para refogar até os utensílios para o preparo de bolos ou doces.
Como o silicone não é abrasivo, pode-se utilizar as colheres de silicone em panelas antiaderentes, garantindo a durabilidade de frigideiras, por exemplo.
Além disso, tendem a ser mais fáceis de lavar, sem ficar com marcas ou odores desagradáveis por muito tempo. Como consequência, também não criam acúmulo de substâncias ou proliferação de microorganismos, como bactérias e vírus, como acontece no caso das tradicionais colheres de madeira.
Em todos os casos, a principal recomendação é sempre optar por produtos de qualidade, e realmente de silicone. Portanto, evite colheres que misturam silicone com plástico, por exemplo, para se proteger de qualquer acidente com fogo durante o preparo dos alimentos.