Seja em shows, festivais de música, feiras, stands ou ainda em qualquer outro evento que reúna um grande número de pessoas e não tenha instalações sanitárias fixas, ele sempre está lá presente para nos salvar em momentos em que precisamos ir ao banheiro e não estamos em casa.
Estamos falando, claro, do banheiro químico. Ao ver um deles por aí, com certeza você já se perguntou, como esse tipo de banheiro funciona. Para então acabar com sua curiosidade, o Tudo Bahia trouxe a resposta ao seu questionamento. Confira a seguir.
Banheiros químicos: quando surgiram?
Antes de falarmos sobre o funcionamento dos banheiros químicos, precisamos contar quando eles surgiram. O primeiro banheiro portátil foi desenvolvido em 1940, na Califórnia, nos Estados Unidos. A ideia veio de um dos chefes dos operários de construção de barcos.
Ele observou que os trabalhadores gastavam muito tempo indo até as suas casas para fazer suas necessidades, o que afetava a produtividade do trabalho. Com isso, ele resolveu encomendar uma cabana de madeira, com um pequeno tanque, para instalá-la na área onde os barcos eram construídos.
A ideia logo se espalhou pela construção civil e a simples cabana de madeira foi evoluindo até chegar aos atuais banheiros químicos. Hoje, a estrutura é desmontável. Ela é feita de fibra de vidro ou polietileno e conta com uma base, quatro painéis, mictório, tanque de efluentes e um tubo de ventilação.
Com uma capacidade de 230 litros, a cabine apesenta uma base quadrada de 1,2 metro de lado, cerca de 2,3 metros de altura e pesa 80 quilos. No máximo, o banheiro portátil pode ser usado até 200 vezes.
Banheiros químicos: como funcionam?
Antes de usarmos o banheiro químico, ele recebe produtos químicos para evitar a proliferação de bactérias e o mau odor. São cerca de 20 litros de solução aquosa com 5% de substância desodorizante. Para cada 80 litros de urina e fezes, o banheiro químico precisa ter 19 litros de água e 1 litro desodorizante.
Para saber quantos banheiros portáteis precisam ter em um determinado evento, é feito um cálculo com base na duração do evento e na quantidade aproximada de pessoas que estarão presente.
Banheiros químicos: para onde vão os dejetos?
Após o seu uso, os banheiros químicos são higienizados. Para tanto, há um caminhão com uma bomba de sucção acoplada que aspira os dejetos e, depois, descarrega-os em uma estação de tratamento de esgoto, para evitar a contaminação. Em seguida, as cabines são lavadas com água e sabão.