Imagine uma mesa de madeira com forração na cor verde, 6 caçapas, várias bolas de cores variadas e numeradas, giz azul e tacos para jogar. Toda pessoa tem uma nomenclatura diferente para esse jogo, que é bastante popular no Brasil e em vários países do mundo. Mas você conhece diferenças entre bilhar e sinuca?
O que muita gente talvez desconheça é que eles não são a mesma coisa. Se você está curioso para saber quais são essas diferenças, continue a leitura até o final a aprimore os seus conhecimentos gerais.
Quais são as diferenças entre bilhar e sinuca?
Podemos dizer que a principal diferença é que o bilhar diz respeito à modalidade como um todo. Ou seja, se refere a jogos que têm uma mesa daquele formato, as bolas e os tacos. Se você chamar de bilhar qualquer jogo com essas características, sempre estará correto.
Já a sinuca se refere a um desses vários jogos que envolvem esses apetrechos. Assim como o poker está para as cartas do baralho, a sinuca está para o bilhar. Em suma, a sinuca é apenas uma modalidade de uma prática chamada de bilhar, entendeu?
Qual é a origem do bilhar?
Agora que você entendeu a principal diferença entre bilhar e sinuca, conhece a origem desse jogo? Segundo os estudiosos, o bilhar nasceu na França do século XV, a partir de um jogo conhecido como croqué, que era bastante disputado nas áreas externas e gramadas dos palácios imperiais.
Para jogar, era preciso de um instrumento parecido com um martelo, que era usado para bater nas bolas que ficavam dentro dos buracos. No inverno, devido à presença da neve, o jogo foi adaptado para ambientes internos, ou seja, para as mesas que ficavam dentro dos salões de festas. E isso deu origem a primeira versão do bilhar que conhecemos hoje.
E a sinuca, qual é a sua origem?
Mesmo que você conheça as diferenças entre bilhar e sinuca, sabia que esse segundo jogo sofreu uma série de adaptações ao longo dos anos? É verdade. Os gramados viraram mesas, os buracos no chão se transformaram em caçapas, os martelos deram lugar para os tacos e as bolas do jogo diminuíram de tamanho. Pronto. Temos a sinuca, que é considerada a versão brasileira do jogo de bilhar.
Esse jogo, assim como é conhecido atualmente, chegou ao Brasil na década de 1920. A princípio, os jogadores apostavam bebidas durante as partidas. Mas a versão original da sinuca era um jogo mais demorado.
Para conseguir faturar mais nos jogos, o tempo de cada partida foi ficando cada vez mais curto, já que várias bolas foram tiradas da mesa. Nascia a conhecida sinuca no Brasil, que conquistou milhões de adeptos.
Diferenças entre bilhar e sinuca: como é a versão tradicional?
Em um jogo de sinuca, temos o total de sete bolas coloridas (que valem de 1 a 7 pontos) e uma bola branca, que é sempre usada para impulsionar as outras durante as partidas. Ganha quem encaçapar todas as bolas coloridas, sempre começando pela bola menor até a bola de maior valor. Quem contabilizar mais pontos, ganha o jogo.
A sinuca é popular não só no Brasil, mas também em outros países. Nos Estados Unidos, em diversas regiões da Ásia, Europa e da América Latina, esse jogo está presente em bares, clubes de lazer, shoppings e residências. Hoje em dia, existem torneios internacionais e movimentos que deixam esse esporte ainda mais em evidência.
Agora que você está a par das diferenças entre bilhar e sinuca, o mais importante é se divertir com os seus amigos e familiares, além de tentar vencer as partidas. Boa sorte.