Tem o sobrenome Silva? A origem dele vai te surpreender

Descubra de onde vem o sobrenome mais conhecido do Brasil.

Você já sabe que Silva ou da Silva é um dos sobrenomes mais usados no Brasil. Mas qual é sua origem? Silva é um sobrenome toponímico, ou seja, identificado pelo lugar de origem ou grupo étnico, a exemplo de Teixeira, aquele vindo de uma região coberta por teixos, uma árvore.

continua depois da publicidade

A palavra Silva vem do latim e significa selva ou floresta. Porém, quais foram os primeiros povos a usarem o nome não é um consenso científico. Estudos indicam que o sobrenome surgiu no império Romano e denominava os habitantes de regiões das matas.

Do império romano ao século XXI, os silvas invadiram o mundo e o primeiro a fixar-se no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Na mesma época, várias famílias com Silva no nome chegaram ao Rio de Janeiro, depois no sul e no nordeste do país. A povoação do sobrenome no Brasil também se dá por contribuição portuguesa.

continua depois da publicidade

O nome é muito usado em Portugal. Além disso, Silva foi o sobrenome dado a milhares de pessoas escravizadas trazidas para as terras tupiniquins durante o período colonial.

Não há como saber quantos silvas temos no Brasil, afinal, não há nenhum órgão oficial responsável por tal mapeamento. Porém, é de senso comum registrar o sobrenome como o mais comum nas famílias brasileiras.

Um estudo realizado com amostragem de 30.400 brasileiros mostrou que 9,9% desses têm Silva no nome. Depois dele, os sobrenomes mais comuns são: Santos, com 6,1%; Oliveira, com 5,8%; e Sousa, com 4,9%.

continua depois da publicidade

Um dado curioso é que, na Itália, existem mais 1.880 famílias com o sobrenome Silva, sendo as regiões da Emília-Romanha e da Lombardia com maior incidência. Apesar da suposta origem romana e a forte influência portuguesa, o grande número de pessoas com este sobrenome no país em forma de bota pode significar que suas raízes são mais complexa do que pensamos.