Engenheiros e pesquisadores da NASA vêm descobrindo novas tecnologias e fazendo avanços científicos desde que a agência foi criada em 1958.
Embora suas invenções tenham sido focadas principalmente na exploração espacial, muitas descobertas entraram no mundo comercial na forma de produtos, sistemas de computador e máquinas usadas diariamente em uma variedade de indústrias.
Confira abaixo cinco invenções que se originaram na NASA e provaram ter uma influência positiva em nossa vida cotidiana.
1. Lentes resistentes a arranhões
A NASA criou lentes resistentes a arranhões para as viseiras dos capacetes dos astronautas porque o ambiente do espaço contém sujeira e partículas que podem danificar as lentes convencionais.
Posteriormente, a indústria óptica utilizou a tecnologia para criar lentes que agora são 10 vezes mais resistentes a arranhões do que nunca.
2. Fórmula para bebê
Muitas fórmulas infantis comercialmente disponíveis contêm ingredientes de enriquecimento nutricional que foram originalmente desenvolvidos pela NASA.
A agência estava explorando o potencial das algas para serem usadas como agente de reciclagem para viagens espaciais de longa duração. Isso acabou levando à criação de óleo vegetal à base de algas, mais tarde chamado de ‘Formulaid”.
Hoje, o Formulaid é encontrado na maioria das comidas para bebês dos EUA e como aditivo para fórmulas infantis em mais de 65 países ao redor do mundo.
3. Cardioversor desfibrilador implantável
O cardioversor desfibrilador implantável é uma invenção da NASA que traz benefícios substanciais para salvar vidas. Ele previne a arritmia em pacientes que têm condições de ritmo cardíaco errático e anormal.
Derivado da tecnologia de circuitos espaciais da NASA, este dispositivo marca-passo detecta a atividade cardíaca.
4. Implantes cocleares
Adam Kissiah, ex-engenheiro da NASA, idealizou e desenvolveu implantes cocleares em meados da década de 1970. Ele passava seus intervalos de almoço e outros tempos livres na biblioteca técnica do Kennedy Space Center estudando como aplicar princípios de engenharia para melhorar a audição.
Kissiah foi levado a desenvolver o dispositivo por sua frustração com sua própria deficiência auditiva. Assim sendo, sua pesquisa teve duração de três anos. Já em 1977, recebeu a patente de seu implante coclear.
5. Mouse
O humilde mouse de computador que usamos é outro produto oriundo da NASA. O dispositivo começou como um componente pequeno e relativamente simples de um objetivo mais amplo, de acordo com Bob Taylor, que financiou a NASA para pesquisas que levaram ao dispositivo no início dos anos 1960.
Taylor e Doug Engelbart (engenheiro que trabalhou na tecnologia de mouse no Stanford Research Institute) queriam encontrar uma maneira de tornar os computadores mais interativos e fáceis de usar.