Confira as 7 plantas mais venenosas do mundo

Muitas das plantas comuns, inclusive que podem crescer em nossos jardins, têm um grau de toxicidade que pode matar uma pessoa; confira algumas delas.

Em todo o mundo as plantas são usadas há anos para fazer infusões, remédios naturais ou medicinais usando suas folhas, flores, caules e raízes.

continua depois da publicidade

Entretanto, nem todas as espécies vegetais são igualmente benéficas ou adequadas para serem consumidas, aplicadas na pele ou simplesmente para ter em casa devido às suas substâncias altamente tóxicas.

Veja abaixo as sete plantas mais venenosas do mundo:

continua depois da publicidade

1. Mancenilheira

A mancenilheira ou árvore da morte (Hippomane mancinella, a única espécie do gênero monotípico Hippomane) é uma árvore da família Euphorbiaceae, nativa da Mesoamérica e das ilhas do Mar do Caribe.

Ela é tão venenosa que simplesmente inalar sua fumaça ou serragem causa tosse, laringite e bronquite.

2. Oleandro

O oleandro é uma planta muito típica dos jardins. Sua flor tem uma fragrância muito intensa e se destaca por sua cor variada que vai do branco ao vermelho passando pelo amarelo. Além disso, ela pode atingir 4 metros de altura e possui uma casca cinza e marrom.

continua depois da publicidade

É popularmente conhecida como flor de louro, rosa de louro e trinitária. Sua substância ativa que é tóxica no oleandro é chamada oleandrina e sua ingestão pode causar vômitos, náuseas e parada cardíaca.

3. Trombeteiro

A trombeta da morte ou brumansia arborens é referida como a árvore das trombetas, Trompetista, Floripondio e Trombeta do Julgamento. Este arbusto contém alcalóides tropânicos, que são tóxicos e alucinógenos. Desse modo, uma única dose em excesso pode causar a morte.

4. Acônito

Apenas tocar nesta planta venenosa, pode ser muito perigoso. Cientistas nazistas a usavam para envenenar balas e pastores na Grécia antiga, e a colocavam em suas flechas para matar lobos.

continua depois da publicidade

Consumi-la causa queimaduras na boca, salivação, vômitos, diarréia, irregularidades cardíacas, coma e, em excesso, pode ser fatal.

5. Cicuta

A toxina que se concentra principalmente em suas raízes é chamada de cicutoxina. Extremamente perigosa, esta planta mata depois de causar convulsões severas, dolorosas e violentas, vômitos, tremores musculares e cãibras. Caso sobreviva, a vítima passará por longos períodos de amnésia.

6. Alcaçuz

Quando inalada causa vômitos, febre e, acima de tudo, muita dificuldade respiratória porque os pulmões se enchem de líquido. Por outro lado, se for ingerida, causa atrofia nos rins, fígado e baço que leva à morte em poucos dias.

continua depois da publicidade

Esta planta mortal é nativa da Indonésia, mas pode ser encontrada em climas tropicais e subtropicais em todo o mundo.

7. Belladonna

Nativa das florestas europeias, com presença expansiva no norte da África, oeste da Ásia e América do Norte, a beladona possui um poderoso veneno que afeta o sistema nervoso humano.

Paralisa as terminações nervosas dos músculos involuntários do corpo, vasos sanguíneos, coração e músculos gastrointestinais, como resultado da ingestão de toxinas como atropina e escopolamina, presentes em seus caules, folhas, frutos e raízes.