Adicionar granola no café da manhã já faz parte da rotina de muitas pessoas, não só por ser rica em sabor, mas também por ser um dos cafés da manhã mais saudáveis, nutritivos e fáceis de preparar.
Em suma, a granola é uma mistura de cereais, frutas e/ou nozes, gordura e açúcar que se caracteriza por sua textura crocante. Além disso, pode incluir outros cereais ou outros ingredientes como coco ralado ou seco, arroz tufado, especiarias e chocolate amargo.
Entre os benefícios da granola estão:
1. Gera energia
A granola contém aquele tipo de gordura saudável e benéfica para o nosso corpo, que é convertida em energia para impulsionar nosso corpo a realizar todas as nossas atividades.
2. Ajuda na redução do colesterol
Devido ao seu conteúdo em frutas secas, como as nozes, e graças aos seus óleos, uma porção de granola nos fornece 4 gramas de ácidos monoinsaturados e ácidos graxos poliinsaturados. Estes beneficiam nossas funções cerebrais, reduzem o colesterol, controlam a pressão arterial e mesmo o diabetes.
3. Promove saciedade
A fibra contida na granola nos ajuda a ficar mais satisfeitos e chegar com menos fome para a próxima refeição. Consumi-lo fará com que você sinta menos fome e ao mesmo tempo reduza as calorias.
4. Fonte de vitaminas e minerais
Tiamina, vitamina E e ácido fólico, entre outros, são os nutrientes da granola. Ela também fornece um alto nível de antioxidantes que ajudam a proteger contra os radicais livres, que são prejudiciais ao nosso corpo.
Este alimento contém ainda selênio, zinco, magnésio, fósforo, minerais que o ajudarão a produzir mais energia, fortalecer o sistema imunológico e desenvolver mais glóbulos vermelhos, além de regular a formação de tecidos conjuntivos.
5. Fortalece os ossos
A granola tem um alto teor de cálcio, especialmente se você adicionar amêndoas ou gergelim. Por isso, é considerado um alimento ideal para fortalecer dentes, ossos e prevenir a osteoporose.
Embora a granola seja um alimento muito nutritivo, graças ao seu alto teor de fibras, vitaminais e minerais, é recomendado buscar a orientação de um nutricionista ao incluí-la em sua dieta.