O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, afirmou que o Censo Demográfico tem data para começar. Com isso, o concurso IBGE, com mais de 200 mil vagas, está próximo de ser realizado.
- Quem tem direito de receber as parcelas do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família?
- Bolsa Família: mais de 1 milhão de pessoas estão na lista de espera do programa
Segundo ele, o Instituto determinou o início dos trabalhos a partir de um teste. “O teste em Paquetá é um marco inicial para uma série de outros testes que preparam o início da coleta do Censo ano que vem, em 1º de junho de 2022”, disse o presidente do Instituto.
Concurso IBGE deve ser realizado em 2022
Apesar de não ter confirmação de quando o concurso IBGE ocorrerá, é provável que a realização do Censo ocorra a partir de junho de 2022. Isso poderá ser feito para cumprir o cronograma apontado pelo presidente do Instituto.
Além disso, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022 enviado ao Congresso Nacional aponta recursos para o Censo Demográfico. Mesmo com as verbas tendo sido destinadas, o IBGE aponta que elas ainda são insuficientes e que é preciso mais recursos. O Censo é realizado a cada dez anos e foi adiado duas vezes devido à pandemia. A data original seria 2020.
Concurso IBGE 2022: vagas e remunerações para o Censo
O IBGE e o Cebraspe, banca organizadora do certame, ainda não informaram se a quantidade de vagas e remunerações continuarão os mesmos apresentados em 2021. Caso seja mantido, o concurso IBGE terá 204.307 vagas temporárias (níveis médio e fundamental) para o Censo Demográfico. Confira como as oportunidades foram anteriormente divididas:
- Recenseador: 181.898 vagas (valores variam de acordo com o desempenho);
- Agente Censitário Municipal (ACM): 5.450 vagas (R$ 2.100,00);
- Agente Censitário Supervisor (ACS): 16.959 vagas (R$ 1.700,00).
Concurso IBGE: o que estudar
Sendo mantidos os cargos, provavelmente cairão as seguintes matérias para o cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento:
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- Ética no Serviço Público;
- Geografia.
Agora, veja para Supervisor de Coleta e Qualidade:
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Informática;
- Noções de Administração e Situações Gerenciais;
- Geografia.