O Congresso Nacional recebeu, na última terça-feira (31/08), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2022. No texto, consta a previsão de realização de concursos públicos, entre eles o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
- Luandre oferece mais de 3,8 mil vagas de emprego no país
- INSS paga benefício para novos grupos de aposentados e pensionistas
A PLOA 2022 pede a autorização para abertura de concursos nos órgãos públicos, agências reguladoras, universidades e outras instituições, como INSS, Controladoria Geral da União (CGU) e Receita Federal. São mais de 70 mil vagas previstas no texto da PLOA 2022 que foi encaminhado pelo Poder Executivo, na parte relacionada aos gastos com pessoal e previsões de processos seletivos.
INSS deve abrir mais de 7,5 mil vagas
De acordo com a nota técnica de nº 15/2021, divulgada pelo INSS, no dia 18 de junho, o concurso do INSS poderá oferecer 7.575 vagas para os cargos de Técnico (6.004) e Analista (1.571). Isso se o pedido for devidamente aprovado pelo Ministério da Economia.
Já os salários devem ser em média:
- Técnico R$ 5.447,78;
- Analista R$ 8.357,07.
Importante ressaltar que, ainda, são acrescidas gratificações, como auxílio-alimentação, plano de saúde e o auxílio natalino. Os dois cargos da instituição terão uma carga horária, cada um, de 40 horas semanais.
O INSS ficará responsável pela contratação da empresa que realizará o concurso. A previsão é de que as provas do certame aconteçam até abril de 2022. Lembrando que, no ano que vem, será ano eleitoral e existe um prazo determinado por lei para realização de concursos públicos.
Disciplina da última prova do INSS?
Para quem tem interesse de estudar antes de sair o edital, se liga na dica das disciplinas que foram pedidas no último concurso do INSS:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Conhecimentos Específicos;
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Informática.