A Caixa Econômica Federal anunciou há pouco tempo um total de 10 mil vagas para reforço nas suas agências em todo o Brasil (concurso Caixa). Conforme já explicamos aqui no Tudo Bahia, apenas 10% dessas vagas serão realmente preenchidas por meio de um novo concurso público.
- Concurso Embasa: autorização é republicada; agora são 930 vagas
Concurso INSS: quais os requisitos para o cargo de nível médio? Confira
Exclusivamente focado na ocupação de vagas para pessoas com deficiência, esse novo concurso dever ser lançado até final de setembro de 2021. Mas, para que isso aconteça, falta finalizar o processo de contratação da instituição organizadora.
O cargo será de Técnico Bancário Novo, cujo salário inicial poderá chegar a aproximadamente R$ 3.000,00, acrescido de uma série de benefícios.
Organizadora do concurso Caixa
Embora a Caixa não tenha divulgado detalhes a respeito do processo de escolha da organizadora, é certo que alguma instituição com larga experiência está na pauta.
Afinal de contas, o último concurso da Caixa, de 2014, foi realizado pelo Cebraspe. O edital anterior a esse, o de 2013 (cargos de Engenheiro – Área Civil e de Médico do Trabalho), foi executado pela Fundação Carlos Chagas.
Em 2012, por sua vez, o concurso da Caixa para os cargos de Advogado, Arquiteto e Engenheiro, teve a Fundação CESGRANRIO como responsável.
Diante desse histórico, não há dúvidas de que o banco estatal está viabilizando a contratação de uma renomada instituição. Talvez, inclusive, seja uma dessas três anteriores…
Concurso Caixa 2021: vagas PcD
A Caixa precisa realizar esse concurso público específico, porque tem que se adequar à Lei nº 8.213/91, que prevê a reserva de 5% das vagas em suas agências para pessoas com deficiência ou pessoas reabilitadas.
A expectativa, como dissemos, é de que o concurso seja lançado até setembro de 2021. Os candidatos deverão responder questões sobre os seguintes assuntos:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Raciocínio Lógico;
- Atualidades;
- Ética;
- Legislação Específica;
- Conhecimentos específicos (ou de atendimento ou de tecnologia da informação e de conhecimentos bancários).